SEBASTIÃO ROCHA DÁ POR ENCERRADO EPISÓDIO DA VIAGEM AO AMAPÁ



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) considerou hoje (dia 27) encerrado o episódio ocorrido terça-feira (dia 25), quando foi informado, pouco antes do embarque na comitiva presidencial que se dirigia ao Amapá, de que não faria o mesmo trajeto dos parlamentares governistas.

Ele agradeceu o apoio e as manifestações de solidariedade que recebeu do presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, do senador José Sarney (PMDB-AP) e de outros senadores.

Sebastião Rocha disse que aceitou as explicações do presidente Fernando Henrique Cardoso. O senador entende que a responsabilidade pelo acontecido cabe à assessoria política do Palácio do Planalto que, "certamente, orientou o cerimonial sobre a presença ou não dos parlamentares oposicionistas".

A propósito da visita feita pelo presidente da República ao Amapá, o senador disse que a grande expectativa do povo amapaense é que essa viagem não seja interpretada apenas como "marketing político-eleitoral", e que haja o apoio concreto do governo federal para a conclusão da rodovia BR-156.

Na opinião de Sebastião Rocha, a ponte sobre o rio Oiapoque - que interliga o Amapá à Guiana Francesa - tem sua importância, mas em termos de resultados para a população do estado a prioridade maior é a pavimentação da BR-156, numa extensão de 460 quilômetros. Segundo o senador, a bancada do estado não conseguiu, até o momento, obter nenhum centavo para essa obra, cujos recursos estão previstos no Orçamento de 97.

Sebastião Rocha disse, ainda, que será muito importante para o turismo no estado a liberação de recursos para a recuperação da Fortaleza de São José do Macapá - o maior forte do Brasil-Colônia -, conforme promessa feita pelo presidente Fernando Henrique Cardoso durante sua visita à área.

JARI CELULOSE

O senador elogiou o desempenho dos diretores do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), de bancos credores e da direção da Jari Celulose que, segundo informou, selaram um acordo paraa retomada do funcionamento da empresa no início de dezembro. Ele destacou também a importância do movimento SOS Jari para que a empresa voltasse a operar naquele estado.

Sebastião Rocha informou que a empresa emprega entre 7 e 10 mil funcionários, sendo "importantíssima para a economia dos municípios de Almeri, no Pará, e Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no Amapá".

27/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha parabeniza Justiça do Amapá

Sebastião Rocha recebe sindicalistas do Amapá

SEBASTIÃO ROCHA PREGA ALIANÇA DO PT COM O PDT NO AMAPÁ

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA GOVERNADOR DO AMAPÁ

Sebastião Rocha diz que orçamento do Amapá precisa ser investigado

SEBASTIÃO ROCHA VOLTA A DENUNCIAR IRREGULARIDADES NO AMAPÁ