SEBASTIÃO ROCHA DESTACA FIGURAS RELEVANTES DA HISTÓRIA DO AMAPÁ



Ao tratar da importância do Laudo Arbitral Suíço para a configuração do atual território brasileiro, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) destacou as figuras de José Maria da Silva Paranhos, Visconde do Rio Branco, e Francisco Xavier da Veiga Cabral, o Cabralzinho, como as mais relevantes para a consolidação do estado do Amapá. No cenário atual, ressaltou Rocha, destaca-se o senador José Sarney (PMDB-AP), por suas contribuições literárias.

Sebastião Rocha também mencionou a importância da comissão designada pelo presidente da República para organizar as comemorações do centenário do laudo arbitral de 1º de dezembro de 1900. A comissão é presidida pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Felipe Lampreia, e tem Sarney como presidente honorário.

Entre as obras de Sarney que abordam o estado do Amapá, Sebastião Rocha referiu-se a Amapá, a Terra Onde o Brasil Começa, em co-autoria com Pedro Costa, "fundamental para a compreensão da Guerra do Contestado" e Saraminda, romance recém-publicado. O História do Amapá, de Fernando Rodrigues dos Santos, é outro livro que, na opinião do senador, deve ser consultado pelos que se interessam pelos episódios da história nacional referentes ao Amapá.

12/12/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha lamenta falecimento de figuras ilustres do Amapá

Sebastião Rocha parabeniza Justiça do Amapá

Sebastião Rocha recebe sindicalistas do Amapá

SEBASTIÃO ROCHA PREGA ALIANÇA DO PT COM O PDT NO AMAPÁ

SEBASTIÃO ROCHA CRITICA GOVERNADOR DO AMAPÁ

Sebastião Rocha diz que orçamento do Amapá precisa ser investigado