Sebastião Rocha não emendará proposta sobre Fundo da Amazônia



Na quarta sessão de debate da proposta de emenda constitucional que cria o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Ocidental, o senador Sebastião Rocha (PDT-AP) comunicou ao Plenário que não mais apresentará emenda para incluir o Amapá entre os estados contemplados por esses recursos. Conforme se encontra a proposta, serão atendidos pelo fundo os estados do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.

Sebastião Rocha disse ter conversado com o senador Nova da Costa (PMDB-AP) e chegado à conclusão de que ambos poderão apresentar proposta de emenda constitucional criando o Fundo de Desenvolvimento da Amazônia Oriental, que abrangeria o Pará e o Amapá.

Na mesma discussão, Nova da Costa falou da importância de a Amazônia Oriental ser também beneficiada por um fundo capaz de assegurar seu desenvolvimento compatibilizado com a proteção do meio ambiente. Ele disse ter recebido dos senadores Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) e Bernardo Cabral (PFL-AM) apoio para essa iniciativa, que contemplará também o oeste do Maranhão.

De autoria do senador Jefferson Péres (PDT-AM), a proposta que cria o Fundo da Amazônia Ocidental visa constituir recursos para aplicação em obras e programas de desenvolvimento daquela região. Discordando da iniciativa, o senador Lúdio Coelho (PSDB-MS) pediu uma reflexão sobre a carência de recursos que o país enfrenta em problemas como energia elétrica e estiagem no Nordeste. Ele considera a aprovação da proposta de Jefferson "uma dispersão de recursos que não atende os interesses globais da nação brasileira".

13/06/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sebastião Rocha divulga livro sobre a Amazônia

SEBASTIÃO ROCHA DESTACA IMPORTÂNCIA DE TV E RÁDIO NA AMAZÔNIA

SEBASTIÃO ROCHA DIZ QUE FUNDO CONTRA POBREZA TRAZ ESPERANÇA

Sebastião Rocha quer comissão especial para Amazônia

SEBASTIÃO ROCHA APONTA RISCO DE INTERVENÇÃO MILITAR NA AMAZÔNIA

SEBASTIÃO ROCHA QUER DISCUTIR PROPOSTA COM MINISTRO DA SAÚDE