SEBASTIÃO ROCHA: VEREADOR É CANAL ENTRE MUNICIPÍO E ESTADO



O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) defendeu hoje (dia 1°) o trabalho de relevância, "nem sempre devidamentepercebida", desenvolvido pelos vereadores, que, como representantes municipais, não são apenas "elo de ligação entre o povo e a administração pública", mas se constituem, essencialmente, em agentes de integração política e partidária entre a comunidade eo poder público.

A Constituição de 1988, ao ampliar a participação dos municípios na receita tributária, lembrou o senador, devolveuresponsabilidade e influência aos vereadores, que passaram a decidir sobre melhorias reivindicadas pela comunidade e a fiscalizar a atuação do Executivo.

Na opinião de Sebastião Rocha, "felizmente" o tempo de resistências políticas à militância do vereador como legítimo representante popular foi superado. Ele lembrou que, no tempo de vigência da Carta de 1967, além da "descaracterização do município como a base primeira do estado", a importância política da vereação foi reduzida a níveis mínimos.

- Há, hoje, o exato entendimento da importância do vereador para a democracia representativa, que só existe, de fato, quando o homem do povo manifesta, pelos intérpretes mais próximos, suas carências e satisfações - enfatizou.

01/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


SEBASTIÃO ROCHA: VEREADOR É CANAL ENTRE MUNICIPÍO E ESTADO

SEBASTIÃO ROCHA QUER INCLUSÃO DE MUNICÍPIO DO AMAPÁ NO PROJETO ALVORADA

Sebastião Rocha relata divergências entre AmBev e distribuidoras de bebidas

Sebastião Rocha quer regular relação entre fabricantes e distribuidores de bebidas

SEBASTIÃO ROCHA PEDE PRORROGAÇÃO DO ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Deputado Sebastião Rocha relata a Sarney conflito entre polícia francesa e garimpeiros do Amapá