Secretaria da Justiça divulga nota reforçando repúdio à homofobia
Motivada pelo caso recente de universitário agredido na capital, secretaria enfatiza seu posicionamento
Diante do caso de agressão do estudante André Baliera que aconteceu na noite da última segunda-feira, 3, no bairro de Pinheiros, na capital Paulista, a secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania divulgou uma nota de repúdio enfatizando seu posicionamento em relação ao assunto.
LEIA NA ÍNTEGRA:
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, através da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual, repudia qualquer violência verbal ou física perpetrada contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT), a exemplo do caso recente do estudante de direito vítima de violência na rua.
A sociedade é plural e o direito à igualdade e à diferença é uma de suas vertentes. Fomentar o respeito à orientação sexual e a identidade de gênero é um dever do Estado e de toda a sociedade para que tenhamos uma sociedade mais justa no respeito a diversidade sexual.
A Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania tem atuado com rigor nos casos de comprovada discriminação homofóbica, com base na Lei Estadual 10.948/01 que pune, no âmbito administrativo, este tipo de conduta.
Lei 10.948/01
A lei foi sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, em 5 de novembro de 2001, e prevê penalidades mediante a prática de discriminação em razão de orientação sexual. Entre 2002 e 2012, a Comissão Processante Especial da Secretaria da Justiça instaurou 264 processos administrativos com base na lei, dos quais 117 estão em andamento. Foram aplicadas nove multas e 46 advertências.
As penalidades estipuladas pela lei prevêm advertência, multa (entre mil e três mil UFESP- Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), assim como suspensão ou cassação da licença estadual para funcionamento por 30 dias de estabelecimentos comerciais.
Do Portal do Governo do Estado
12/07/2012
Artigos Relacionados
Conselho de Comunicação divulga nota de repúdio à violência contra jornalistas
Comitê para População em Situação de Rua divulga nota de repúdio contra atos de violência
Secretaria de Políticas para as Mulheres publica nota de repúdio contra atitude de delegados de SP
Secretaria da Justiça discute combate à homofobia
Secretaria de Comunicação divulga nota sobre prisão de fotógrafo
Secretaria de Comunicação divulga nota sobre contratação de serviços