Secretaria da Mulher e governo do Amazonas unem forças no enfrentamento à violência



Na próxima terça-feira (31), a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o governo do Amazonas firmam Acordo de Cooperação Federativa do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres. Participarão da cerimônia a ministra da secretaria, Iriny Lopes, e o governador do estado, Omar Aziz.

Pelo acordo, os governos estabelecem um regime de colaboração mútua para a execução de ações cooperadas e solidárias para a redução do índice de violência doméstica e familiar contra as mulheres. Na ocasião, será feito o anúncio do valor a ser investido nos próximos anos e serão enumeradas as prioridades de atuação no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

O pacto consiste no desenvolvimento de um conjunto de ações a serem executadas, com objetivo de prevenir e enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres, nas dimensões da prevenção, atenção, proteção e garantia dos direitos, bem como o combate à impunidade dos agressores. 

Dados
Em números e taxas de homicídios de mulheres, o estado do Amazonas ocupa a 17ª posição no ranking nacional e o 5ª  da região Norte. De janeiro a outubro de 2011, a Central de Atendimento à Mulher (Disque180), recebeu o total de 530.542 ligações. Dessas, 2.595 ligações foram do Amazonas, colocando o estado na 23ª colocação do ranking.

Recursos
A secretaria já repassou mais de R$ 2 milhões para viabilizar a realização de sete projetos entre 2009 e 2011 no Amazonas. Os investimentos foram destinados a atender os programas Centro de Documentação, Central de Notificações e Central e Transporte; capacitar técnicos e agentes que atuam no atendimento de da mulher; fazer um levantamento da situação da violência contra as mulheres no estado, e realizar campanhas educativas como a dos 16 Dias de Ativismo pela Não Violência contra a Mulher.

 

Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres



27/01/2012 23:31


Artigos Relacionados


Aberta a seleção para projetos de enfrentamento à violência contra a mulher

Senado aprova Fundo Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Criação de fundo para enfrentamento à violência contra mulher vai ao Plenário

Distrito Federal assina Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra a Mulher

Espírito Santo é o primeiro estado a repactuar o Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Secretaria recebe projetos de enfrentamento à violência contra mulheres até dia 31