Secretaria da Saúde quer triplicar o uso do preservativo



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O Ministério da Saúde quer triplicar o consumo de preservativos no País no período de um ano, adotando medidas que permitam uma redução significativa no preço da camisinha no varejo. O anúncio foi feito pelo Coordenador Nacional de DST e AIDS, Paulo Teixeira, durante o lançamento da campanha de prevenção à Aids para o Dia dos Namorados, que aconteceu nesta sexta-feira, dia 8, em São Paulo. Segundo Paulo Teixeira, no 2º semestre deste ano, será lançado o Marketing Social do preservativo quando o governo anuncia uma série de medidas para facilitar a importação de camisinha e estimular a produção nacional. Além disso, o Ministério da Saúde quer ampliar os postos de venda de preservativo, hoje restritos as farmácias e drogarias. O objetivo do Ministério da Saúde é que os preservativos possam ser comprados em bancas de jornais, bares e restaurantes, lojas de conveniência e outros lugares de grande circulação. Hoje os brasileiros consomem 600 milhões de preservativos por ano, mas a meta do Ministério da Saúde é que o consumo chegue a quase 2 bilhões de unidades. Paulo Teixeira reconhece que o preço da camisinha - em torno de 30 a 50 centavos a unidade - é hoje um dos principais empecilhos para o acesso da população ao preservativo. As medidas do governo segundo ele, vão permitir uma redução para 20 a 25 centavos o preço da camisinha. Na próxima semana, o Ministério da Saúde publica uma portaria com regras que vão permitir a venda avulsa de preservativos. A Campanha de Prevenção à Aids para o Dia dos Namorados lançada hoje em São Paulo é uma parceria do Ministério da Saúde com o Conselho Empresarial Nacional em HIV e AIDS, e vai distribuir em todo o país 800 mil cartões postais e 800 mil preservativos. O objetivo da campanha é sensibilizar os namorados sobre a importância da prevenção à aids mesmo nas relações estáveis. A Campanha vai alcançar prioritariamente a população heterossexual - que responde hoje por 43,5 % dos novos casos de aids no

06/08/2001


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