Secretaria de Direito Econômico diz que setor de cigarros tem conduta lesiva à concorrência



A Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça recomendou a condenação das empresas Souza Cruz e Philip Morris por conduta lesiva à concorrência em contratos firmados com estabelecimentos comerciais de todo País. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (09). 

De acordo com parecer da SDE, havia prática anticoncorrencial na exclusividade de merchandising e na forma de exposição de produtos nos pontos de venda. Os contratos proibiam, por exemplo, que os estabelecimentos deixassem à mostra cartazes ou qualquer tipo de propaganda das marcas concorrentes. Nos contratos da Souza Cruz, estava prevista ainda a proibição de expor qualquer produto que não fosse da empresa. 

A conduta chamou a atenção, inicialmente, do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Contratos da Souza Cruz estavam sendo analisados por conta de um Termo de Cessação de Conduta (TCC), que investigou a exclusividade de vendas com varejistas. No TCC, a empresa concordou em não mais celebrar este tipo de contrato. O caso foi concluído, mas resultou em novo processo na SDE. O foco passou a ser o potencial dano à concorrência nos contratos de merchandising e de exposição do produto. 

A decisão da SDE segue agora para julgamento no Cade. Se condenadas, as empresas poderão pagar multas que variam de 1% a 30% do faturamento bruto do ano anterior à instauração do processo.


Fonte:
Ministério da Justiça

 

09/06/2011 15:42


Artigos Relacionados


Calmon de Sá, com apoio de senadores, diz que liquidação do Econômico é feita de forma lesiva

Ministério da Justiça regulamenta procedimentos da Secretaria de Direito Econômico

Secretaria de Direito Econômico recomenda multa contra cartel de cimento

Secretaria de Direito Econômico notifica empresas aéreas por atrasos no atendimento

Secretaria de Direito Econômico investiga suposto cartel de disco óptico

Secretaria de Direito Econômico investiga cartel de transporte de carga no Porto de Santos