Secretaria de Direitos Humanos promove oficina sobre trabalho escravo no CE
Para debater alternativas de prevenção e punição ao trabalho escravo, a Comissão Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae), da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Sedh), realiza nos dias 20 e 21 de maio a “Oficina sobre Trabalho Escravo e a Efetividade da Jurisdição na Prevenção e Sanção à sua Concorrência”. O evento acontece em Fortaleza (CE), através de parceria com a Escola de Magistratura Trabalhista do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região.
Participam da oficina o coordenador da ONG Repórter Brasil, Leonardo Sakamoto, os juízes federais Jônatas Andrade, Marcus Barberino e Maria da Graça Bonança, além de juízes voluntários e procuradores locais. O presidente da Conatrae, o ministro Paulo Vannuchi, estará presente na abertura dos trabalhos.
Durante o encontro serão abordados aspectos penais, trabalhistas e sociais da ocorrência de trabalho escravo. Para o secretário-executivo da Conatrae, José Guerra, a oficina é uma maneira de discutir o tema entre juízes e procuradores do trabalho, para sensibilizar e trocar ideias visando melhorar a atuação do Poder Judiciário na luta contra o trabalho escravo.“O uso das leis trabalhistas, combinadas com outras leis para a área do trabalho, são alternativas de enfrentamento do problema que serão abordadas”, exemplifica.
Esta é a 10ª edição da oficina, realizada desde janeiro de 2009. A intenção é que os 24 Tribunais do Trabalho do País recebam o evento.
Conatrae
A Conatrae foi criada em agosto de 2003 com o objetivo de monitorar a execução do Plano Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo. O plano, lançado em março do mesmo ano, contem 76 ações a serem executadas por órgãos do Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais.
Saiba mais sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos no Portal Brasil.
Fonte:
Sedh
20/05/2010 20:58
Artigos Relacionados
Secretaria da Justiça promove oficina sobre violações de direitos
Secretaria de Direitos Humanos promove debate sobre acessibilidade nos países de língua portuguesa
Secretaria Estadual da Justiça promove curso sobre direitos humanos e cidadania em Piracicaba
Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania promove curso sobre direitos humanos em Pira
Presidente de Comissão de Direitos Humanos defende PEC contra o trabalho escravo
Direitos Humanos e centrais sindicais se unem para votação da PEC do Trabalho Escravo