Secretária de Educação explica cartilha distribuída a alunos
"É intolerável tolerar alguém". Com esta afirmação, o presidente da Comissão de Educação, deputado Onyx Lorenzoni (PFL), criticou a postura dos professores e coordenadores regionais que comporam a claque em defesa da secretária de Educação, Lúcia Camini, e não aceitando as manifestações contrárias proferidas pelos parlamentares de oposição. A secretária, atendendo o convite da Comissão de Educação para explicar a confecção da cartilha "A proteção sócio-ambiental" denunciada por Onyx ao Ministério Público, na última semana, não rebateu as considerações de que o material contém textos xenófobos, interpretações mentirosas e ataques desmedidos a autoridades do governo federal. Para Camini, a cartilha atingiu as expectativas e atende a proposta do governo do Estado de estabelecer a discussão de propostas pedagógicas alternativas, nas 3.034 escolas públicas. "Abordamos temas que preocupam a população e o método adotado apresenta textos sugestões para o debate e a busca de subsídios aos alunos", argumenta.
No entendimento da deputada Iara Wortmann (PMDB), a cartilha apresenta apenas uma visão dos fatos, não oferecendo a pluralidade de pensamento e de visões sobre o assunto, para desta forma, propiciar o debate. A deputada lembrou que "se estamos do lado de cá da calçada e queremos chegar ao outro lado é preciso atravessar a rua.
Caso contrário, nunca estaremos do lado de lá e, sim cá".
Apesar da negativa da secretária, reforçada pelos parlamentares Maria do Rosário (PT), Luciana Genro (PT) e Edson Portilho (PT), de que o material distribuído não prioriza a ideologização e a partidarização dos alunos gaúchos e se constitui em uma nova visão na abordagem dos temas cotidianos, Onyx demonstrou a materialização das denúncias através dos tópicos eleições 2002, Orçamento Participativo e sobre a importância do MST, uma entidade sem personalidade jurídica. "Eu considero este documento infeliz e, acredito que a SEC poderia ter produzido um material de melhor qualidade", observou.
09/19/2001
Artigos Relacionados
Camini explica cartilha do meio ambiente na Comissão de Educação
Onyx pede providência contra cartilha distribuída pela SEC
Onyx Lorenzoni pede providência ao MP contra cartilha distribuída aos estudantes
Secretária da Educação explica sucesso do Programa Profissão
Secretária da Educação, Rose Neubauer, explica o sucesso do Programa Profissão
Parcela do salário educação é distribuída às secretarias