Secretaria define 50 mil vagas para ensino técnico
Alunos poderão cursar Gestão de Pequenas Empresas neste ano
Os estudantes de Ensino Médio do Estado terão a partir deste ano uma novidade proporcionada pela Secretaria de Estado da Educação: cursos técnicos gratuitos em Gestão de Pequenas Empresas. A pasta definiu que esta modalidade será oferecida a 50 mil alunos, todos da Grande São Paulo, a partir do 2º ano. Somente para a capital serão cerca de 24 mil vagas.O Diário Oficial do Estado trouxe as regras de como será oferecido o ensino técnico.
A Secretaria definiu quantas vagas haverá pode região da Grande São Paulo. O número poderá sofrer alteração apenas pela identificação de demanda diferente.O curso técnico será semi-presencial, no modelo Tele Curso Técnico, em parceria com o Centro Paula Souza, referência na área. A Secretaria estuda a forma de seleção dos alunos que poderão participar e pretende ampliar a oferta gradativamente.
A idéia é, após esta fase inicial na Grande São Paulo, levar o projeto para interior e litoral do Estado. A Secretaria estimado gasto de R$ 40 milhões para treinamento, equipamentos e materiais didáticos.Certificado pelo Paula Souza em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o curso terá duração de três semestres.
O aluno deve começar a cursa-lo no 2º ano, nos períodos noturno e diurno. Serão seis aulas semanais. As classes irão variar de 35 a 43 alunos.Ao se interessar pelo curso, o aluno deverá solicitar por escrito sua participação. Os alunos que preferirem poderão continuar os estudos utilizando este período para recuperação do aprendizado.“É um projeto importante, que segue o determinado na Lei de Diretrizes e
Bases da Educação. É uma novidade em todo o Brasil. Um incentivo aos alunos, um novo caminho”, afirma a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.Outras modalidades estão sendo estudadas para implantação.
As aulas do Tele Curso Técnico serão ministradas em sala de aula específica. O quadro de professores que irão exercer as funções de Orientador de Aprendizagem e de Tutor de Alunos deverá ser composto e formalizado até 14 de março.
Para receber os cursos as escolas deverão ter salas de aula disponíveis. Se não houver, a Secretaria colocará o curso em unidade próxima, podendo as aulas acontecerem até aos sábados.Os professores responsáveis pelas novas aulas técnicas serão, preferencialmente, da mesma escola e receberão por maior carga horária ou carga horária suplementar.
Da Secretaria da Educação
03/12/2008
Artigos Relacionados
Educação define 50 mil novas vagas para curso técnico
Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas
MEC pede extensão de vagas do Enem para ensino técnico
Programa Vence oferece 20 mil vagas para ensino técnico
Vagas para ensino técnico chegam a 816 mil em todo o País este ano
Programa Vence abre 20 mil novas vagas para Ensino Técnico