Vagas para ensino técnico chegam a 816 mil em todo o País este ano
Desde janeiro, mais de 567 mil pessoas fizeram matrícula ou estão pré-matriculadas em cursos de qualificação
A oferta de cursos técnicos e de qualificação profissional pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) chegou a 816 mil vagas este ano. Por meio da Bolsa-Formação, são oferecidas vagas gratuitas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e no Sistema S (Senai, Senat, Senar, Senac).
Também contribuem para a oferta de cursos pelo Pronatec redes estaduais de ensino técnico do Acre, Amapá, Bahia, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e Piauí.
Para ter acesso às vagas, é preciso fazer pré-inscrição, em até três cursos técnicos ou de formação inicial e continuada, no novo portal do Pronatec.
No site, é possível saber quais os cursos oferecidos em cada município no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e no Guia Pronatec de Cursos FIC, além de orientações sobre a inscrição no programa. Após o cadastramento, o sistema indica cursos disponíveis e que correspondam ao perfil do candidato, na região onde ele mora.
São ofertados dois tipos de curso: técnico com duração mínima de um ano; formação inicial e continuada ou qualificação profissional, com duração mínima de dois meses. Durante o período das aulas, o estudante receberá material didático e um auxílio para alimentação e transporte.
O público-alvo dos cursos técnicos são estudantes matriculados no ensino médio. O dos cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, trabalhadores em geral, beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de transferência de renda do governo federal, entre outros grupos sociais.
Desde janeiro, mais de 567 mil pessoas fizeram matrícula ou estão pré-matriculadas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada por meio do Bolsa-Formação. As áreas com maior número de matrículas efetuadas são as de gestão e negócios (113.130), controle e processos industriais (68.492), ambiente, saúde e segurança (46.929).
Pronatec
O Pronatec foi criado pelo governo federal em outubro de 2011 para democratizar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante. A meta é oferecer 7,9 milhões de vagas até o fim de 2014. Para este ano, a meta é chegar a 1,6 milhão de vagas em todas as ações.
Leia mais:
Cursos profissionalizantes para agricultores familiares começam em outubro
Cerca de 25 mil desempregados fazem curso profissionalizante no País
Presidiárias de Brasília receberão capacitação profissional
Indígenas do Mato Grosso do Sul farão cursos profissionalizantes
Fonte:
Ministério da Educação
Pronatec
24/09/2012 15:45
Artigos Relacionados
Programa educacional que une ensino médio ao ensino técnico está com 20 mil vagas
Secretaria define 50 mil vagas para ensino técnico
MEC pede extensão de vagas do Enem para ensino técnico
Programa Vence oferece 20 mil vagas para ensino técnico
Programa Vence abre 20 mil novas vagas para Ensino Técnico
Aprendiz Paulista oferece 92 vagas para alunos do Ensino Técnico