Secretaria fixa requisitos de qualidade para laticínios



Objetivo é melhorar o padrão de qualidade dos produtos

Duas resoluções da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, de números 03 e 04, publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo no dia 10 de janeiro, fixam os requisitos mínimos a serem observados pelos estabelecimentos de leite e derivados registrados no Serviço de Inspeção de São Paulo (Sisp). O objetivo é melhorar o padrão de qualidade dos produtos. Existem, hoje, 257 estabelecimentos ativos registrados no Sisp.

A Resolução SAA n.º 03 altera o capítulo VII - “Estabelecimentos destinados a leite e produtos lácteos”, da Resolução SAA n.º 24, de 1 de agosto de 1994, que baixa normas técnicas sobre as condições higiênico-sanitárias mínimas necessárias para aprovação, funcionamento e reaparelhamento dos estabelecimentos destinados a leite e produtos lácteos, além de alterar parcialmente a nomenclatura dos produtos.

A Resolução SAA n.º 04 aprova os regulamentos técnicos de produção, identidade e qualidade dos leites tipo A, B, pasteurizado e cru refrigerado, e o regulamento técnico da coleta de leite cru refrigerado e seu transporte a granel. O leite cru refrigerado constante no documento refere-se ao leite que sai da propriedade para o laticínio.

Estabelece, ainda, que os estabelecimentos que produzem leite pasteurizado tipo C ou integral terão um prazo de 180 dias para se adequarem aos regulamentos. A Resolução SAA n.º 04 adaptou as normas da Instrução Normativa n.º 51, de 18 de setembro de 2002, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estabeleceu os critérios para a produção, identidade e qualidade do leite no território nacional.

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), é o órgão oficial da Secretaria responsável pelo registro e fiscalização de estabelecimentos que manipulam produtos de origem animal para comércio no território paulista. A integra das resoluções pode ser acessada no site www.cda.sp.gov.br, no link disponível na coluna esquerda da página inicial.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(C.M.)



02/01/2008


Artigos Relacionados


Definidos padrões sanitário e de qualidade para laticínios

Anatel recebe sugestões para melhorar qualidade da internet fixa

Novas regras para qualidade da telefonia fixa entram em consulta pública

Anatel aprova regras para dar mais qualidade ao serviço de internet fixa

Saúde Mais Perto de Você fixa metas de qualidade e tem adesão de 71% dos municípios

Anatel realiza audiência pública nesta segunda sobre qualidade da telefonia fixa