Secretaria lança caravana nacional de direitos humanos



A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República lança nesta quinta-feira (18), em Fortaleza (CE), a Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, que vai percorrer o País para levar informações sobre políticas públicas e identificar violações de direitos humanos.

A ministra da SDH, Maria do Rosário, disse que a caravana quer consolidar uma “cultura de direitos humanos no Brasil” e aproximar os cidadãos de seus direitos. “Queremos mostrar que direitos humanos dizem respeito à cidadania, educação, saúde, qualidade nos serviços públicos, ao acesso à educação básica, à informação”, listou.

As ações da caravana serão promovidas em parceria com os governos estaduais, municipais, os judiciários locais e organizações da sociedade civil. A programação inclui seminários, palestras, oficinas e audiências públicas e a prestação de serviços como a expedição de registro de nascimento e outros documentos.

“Vamos tratar de temas como jovens em conflito com a lei, mortalidade juvenil, situação no sistema prisional. A informação sobre direitos humanos pode nos levar a viver em um País que, cada vez mais fortemente, diga não à violência e produza valores de superação dos preconceitos, seja com pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, negros, comunidade LGBT [lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros], indígenas”, acrescentou a ministra.

Na primeira etapa, a caravana deve passar por pelo menos uma capital de cada região.


Fonte:
Agência Brasil



18/08/2011 10:11


Artigos Relacionados


Secretaria de Direitos Humanos lança cartilha sobre combate à tortura no País

Secretaria de Direitos Humanos celebra Dia Nacional do Surdo

Secretaria de Direitos Humanos lança chamada pública para a construção de centros de cães-guia

Secretaria de Direitos Humanos realiza reunião do sobre Política Nacional da População em Situação de Rua

Fortaleza recebe primeira edição da Caravana Direitos Humanos pelo Brasil

Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência realiza a 3ª Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania