Secretaria de Direitos Humanos celebra Dia Nacional do Surdo



A comunidade surda brasileira comemorou na última segunda-feira (26), o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania para o segmento.

O secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD), Antonio José, parabenizou a comunidade de surdos do País e lembrou que o governo reconhece e apoia as políticas públicas para os deficientes auditivos. Para ele, uma das principais conquistas que ocorreram nos últimos anos, foi o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), em 2005, com status de língua oficial brasileira.

A data foi escolhida, pois em 26 de setembro de 1857 foi inaugurada a primeira escola para surdos no País, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines). O instituto atende cerca de 600 alunos, da educação infantil até o ensino médio. Além disso, também promove ensino profissionalizante e estágios remunerados, que ajudam a inserir o surdo no mercado de trabalho.

A entidade também apóia o ensino e a pesquisa de novas metodologias para serem aplicadas no ensino da pessoa surda e ainda atende a comunidade e alunos nas áreas da fonoaudiologia, psicologia e assistência social.

Para celebrar a data, estão previstos a realização de diversas atividades, dentre elas, seminários, palestras, apresentações teatrais, passeatas, audiências públicas, exposições e festas em todos estados brasileiros para o segmento.


Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos



27/09/2011 16:06


Artigos Relacionados


Secretaria lança caravana nacional de direitos humanos

Secretaria de Direitos Humanos realiza reunião do sobre Política Nacional da População em Situação de Rua

Brasil celebra defesa dos direitos humanos

USP celebra direitos humanos com premiação e lançamento

USP: Universidade celebra os direitos humanos com premiação

Senado celebra 60 anos da Declaração dos Direitos Humanos