Secretaria de Direitos Humanos realiza reunião do sobre Política Nacional da População em Situação de Rua
A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) vai realizar, nesta terça e quarta -feira (29 e 30), a 6ª Reunião do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional da População em Situação de Rua (Ciamprua 2011).
Coordenado pela Secretaria Nacional de Defesa dos Direitos Humanos, o evento será realizado em Brasília. A ministra Maria do Rosário vai participar do evento.
Além da ministra, também estarão presentes a secretária de Defesa dos Direitos Humanos, Ivonete Tamboril, e a Coordenadora do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua, Lidiane Gonçalves.
Entre agosto de 2007 e março de 2008 o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome realizou uma pesquisa com 31.922 moradores de rua maiores de 18 anos.
O levantamento revelou que 88,5% dessas pessoas não eram atendidas por programas governamentais. A principal razão disso (24,8%), não eram inclusas por falta de documentação básica de identificação. Por esta razão, o Gupo de Trabalho de Documentação Civil, juntamente com a Coordenação de Registro Civil de Nascimento (RCN), vão elaborar um folder da campanha voltado para este público.
Para auxiliar esse publico, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça assinou convênio com a Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro para atendimento à população em situação de rua. A medida está prevista na Política Nacional para a População em Situação de Rua, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
A garantia do acesso à Justiça a esse grupo extremamente vulnerável permite efetivar uma série de outros direitos, como por exemplo: melhorar as condições dos abrigos públicos e locais de acolhimento, garantir acesso às políticas sociais, aos serviços, benefícios, programas do governo. Na iniciativa serão investidos cerca de R$ 332 mil.
Serão beneficiadas 1,5 mil pessoas, que, segundo a Secretaria de Assistência Social do Município do Rio de Janeiro.
Fonte:
Ministério da Justiça
Secretaria de Direitos Humanos
28/11/2011 21:23
Artigos Relacionados
População em situação de rua no DF será beneficiada por Política Nacional
Secretaria de Direitos Humanos celebra Dia Nacional do Surdo
Secretaria lança caravana nacional de direitos humanos
Governo realiza pesquisa de implementação do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos
Mão Santa cita discurso ministro do STF sobre situação dos direitos humanos no Brasil
USP realiza conferência sobre Direitos Humanos