Secretário de Alto Rendimento recebe atletas do basquete
Guilherme Giovannoni, jogador de basquete do Brasília UniCEUB/BRB e presidente da Associação dos Atletas Profissionais de Basquetebol do Brasil (AAPB) e Filipe Orsolini de Souza, advogado da associação, foram recebidos nesta quarta-feira (16) em Brasília pelo secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser. No encontro foram discutidas questões que preocupam os atletas do basquete nacional e medidas que o governo vem tomando para ajudar a profissionalização do esporte.
Existente desde 2009, a AAPB busca melhorias para os atletas que vão desde questões de saúde até a infraestrutura dos ginásios e melhores condições de trabalho. Um dos pontos levantados por Giovannoni foi o acompanhamento de carreira dos jogadores, com necessidade de orientação sobre controle de dopagem, direitos trabalhistas, preparação de aposentadoria e planejamento financeiro, entre outros aspectos que podem influenciar durante e após o encerramento da carreira. “Procuramos esclarecer os direitos e os deveres dos jogadores”, explica o líder da associação.
Ricardo Leyser disse que o esporte brasileiro vive uma fase em que é necessário protagonismo do atleta. “Ele precisa se interessar por legislação, financiamento, gestão e outros temas importantes para administrar a carreira e principalmente para garantir uma nova atividade profissional, de preferência no próprio mercado esportivo, após abandonar as quadras, campos, piscinas e ginásios”.
Leyser entende que “os atletas precisam conhecer as fontes de financiamento do esporte, saber administrar patrocínios, lutar por contratos justos e planejar o futuro”.
Sobre a atuação da associação, o secretário diz que o Ministério do Esporte incentiva a regulação das relações de trabalho dos atletas com as entidades de administração e de prática do esporte e está disposto a ouvir propostas para contínua profissionalização do basquete. Ele afirmou também que a AAPB tem o papel importante de ajudar a esclarecer as dúvidas dos jogadores.
Fonte:
17/10/2013 15:33
Artigos Relacionados
FAB seleciona atletas de alto rendimento
FAB prorroga inscrições para atletas de alto rendimento
Técnicos debatem em Brasília alto rendimento de atletas
São Paulo terá mais 10 centros para atletas de alto rendimento
Ministério seleciona projetos de alto rendimento
Projeto de alto rendimento de ciclismo de pista é lançado no Rio