Secretário-executivo da CPLP visita Senado
O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Luís de Matos Monteiro da Fonseca, visita nesta terça-feira (13) o presidente do Senado, Renan Calheiros. A CPLP congrega Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e Brasil, e o idioma português é o elo primaz de aglutinação desses Estados-membros, que compartilham ainda afinidades étnicas, históricas e culturais.
Criada por ocasião da Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Lisboa, em 1996, a CPLP organizou-se em torno de três objetivos: o entendimento político-diplomático entre os seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da Língua Portuguesa.
Nascido em Ponta do Sol, Santo Antão (Cabo Verde), Luís Fonseca esteve preso de 1967 a 1973 devido à sua participação na luta pela independência de Cabo Verde. De 1974 a 1986, exerceu diversas funções na direção do Partido Africano da Independência, tendo sido eleito deputado à Assembléia Nacional Popular em 1975, 1980 e 1985. Ele ingressou na carreira diplomática em 1986.12/03/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Secretário-executivo da CPLP visita Garibaldi
Senado é uma das casas mais transparentes, afirma secretário executivo da CGU
Secretário-geral do Partido Comunista do Vietnã visita o Senado
Secretário de Cultura do Pará elogia publicações do Senado em visita à Feira Pan-Amazônica do Livro
Secretário executivo assume interinamente Agricultura
Secretário-executivo assume Ministério da Previdência