SECRETÁRIO GERAL DA MESA EXPLICA COMO FUNCIONA SENADO BRASILEIRO À DELEGAÇÃO RUSSA
O Conselho da Federação é a Câmara Alta da Assembléia da Rússia, mas conforme esclareceu Vladímir (que atua nos moldes de um secretário geral ), a estrutura do Senado russo é bem diferente da brasileira, pois os 178 parlamentares exercem cumulativamente as funções na Câmara Alta e o governo do território a que pertencem. Cada unidade administrativa da federação elege dois parlamentares, sendo que um deles do órgão legislativo e outro do executivo do poder estatal.
Esse, por sinal, é um dos motivos, segundo explicou o representante russo, do grande interesse que seu país tem em conhecer os detalhes do funcionamento e da estrutura do Congresso brasileiro. O presidente russo já anunciou a intenção de modificar a dupla atuação dos parlamentares e de instituir o Congresso dentro dos princípios das democracias do Leste.
Vladímir Apollonovitch disse que a Rússia pretende estreitar os laços econômicos, políticos e culturais com o Brasil, em função também das semelhanças que os dois países possuem, como a extensão territorial e a população elevada. Ele citou ainda o interesse russo pelos contatos interparlamentares e pela troca de informações sobre assuntos federativos.
Carreiro comentou as diferenças entre os dois parlamentos - o russo e o brasileiro - destacando que, lá, os senadores, por atuarem como governadores, reúnem-se apenas duas vezes por mês em uma sessão que dura 12 horas para tratar de assuntos regionais e nacionais. O secretário-geral da Mesa recebeu a comitiva acompanhado dos senadores Romeu Tuma (PFL-SP) e Lúcio Alcântara (PSDB-CE).
25/05/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
TV Senado explica como funciona o Orçamento
Ciclo de palestras explica como funciona o Senado
Entenda como funciona a Mesa do Senado
SECRETÁRIO-GERAL DA MESA DIZ QUE NUNCA O SENADO TRABALHOU TANTO
SECRETÁRIO-GERAL DA MESA DIZ QUE NUNCA O SENADO TRABALHOU TANTO
SECRETÁRIO-GERAL DA MESA DIZ QUE NUNCA O SENADO TRABALHOU TANTO