Secretários se reunem para discutir andamento da Política Estadual de Mudanças Climáticas



Lei estadual de 2009 prevê a redução de 20% das emissões de gás carbônico até 2020

O Estado de São Paulo saiu na frente em relação às políticas para enfrentar as mudanças climáticas. Em 2009, foi aprovada a legislação que criou a Política Estadual de Mudanças Climáticas (PEMC). A lei prevê a redução de 20% das emissões de gás carbônico até 2020, com base nas emissões de 2005.

O comitê gestor se reuniu para avaliar o andamento dos projetos voltados aatender essa lei. Comandado pelos secretários estaduais da Casa Civil, Sidney Beraldo, e do Meio Ambiente, Bruno Covas, o encontro também contou com representantes das secretarias da Agricultura, Gestão Pública, Casa Militar, Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Energia, Fazenda, Habitação, Saneamento, Transportes Metropolitanos e Logística.

Entre as ações discutidas no evento estão a eliminação da queima da cana-de-açúcar, o programa de crédito à economia verde, a universalização do saneamento básico até 2020, a expansão da rede de transportes público metropolitanos, o Programa de Construção Civil Sustentável, o rodoanel, as hidrovias e a expansão dos aeroportos.

O Secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, lembrou que representantes de diversos setores podem contribuir para que a meta prevista na lei seja alcançada. "O Estado de São Paulo é pioneiro em diversas políticas públicas ambientais e temos muito para mostrar, diversos indicadores positivos. O maior gargalo é a definição das metas setoriais. Estamos discutindo com o setor o que cada um tem para reduzir, prazos para realização e o investimento necessário para alcançarmos a meta", avisou Bruno.

Do Portal do Governo do Estado



05/10/2012


Artigos Relacionados


Comissão recebe Sérgio Rezende para discutir programa de mudanças climáticas

SP recebe sugestões para política de mudanças climáticas

SP recebe sugestões para política de mudanças climáticas

Fórum Mundial de Ciência irá discutir mudanças climáticas

III Conferência Estadual do Meio Ambiente discute mudanças climáticas

Mudanças climáticas impõem sintonia entre políticas federal e estadual na área