Segmento de eventos brasileiros está em alta, segundo Embratur



Começa nesta terça-feira (29), em Barcelona (Espanha), a The Global Meetings & Events Exibition (EIBMT), feira internacional voltada ao setor de negócios, eventos e incentivos que terá o Brasil como um dos países expositores. A iniciativa do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) tem o objetivo de facilitar a captação de eventos internacionais e consolidar o Brasil no ranking mundial de países-sede no segmento.

O turismo brasileiro vem ganhando destaque, já que o Brasil está há cinco anos consecutivos está entre os Top 10 receptores de eventos. Em 2010, alcançou o 9º lugar no ranking elaborado pela International Congress and Convention Association (ICCA). De acordo com o presidente da Embratur, Flávio Dino, foram 275 eventos realizados no ano passado e oito cidades brasileiras classificadas entre as 50 principais cidades. “Nossa estratégia de captação de eventos ganhará reforço, assim como o incentivo à descentralização fora do eixo Rio-São Paulo”, acrescenta.

Ainda de acordo com Dino, a exposição mundial que o País alcançou ao ser escolhido para sediar a Copa do Mundo Fifa 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 colocaram o Brasil em outro patamar. “Com certeza, aumentamos nossa competitividade frente ao mercado mundial e hoje temos mais chances de captar eventos de peso”, afirmou.

Outro fator de destaque para esse segmento é a geração de divisas. Em 2010, dos 5,161 milhões de turistas estrangeiros que entraram no Brasil 23,3% vieram ao País para realizar negócios ou participar de eventos e convenções, sendo essa a segunda maior motivação de visitas, superada apenas pelo lazer. O gasto de per capita/dia desses visitantes no mesmo ano foi de US$ 119,38, superior ao registrado em 2009 (US$ 106,14). “As viagens que geram maiores receitas per capita são aquelas motivadas por negócios e eventos, chegando a U$$ 1.516 o gasto total da estadia no Brasil”, explica Dino.

A EIBTM engloba diversas atividades voltadas à realização de ações de networking e orientação profissional aos visitantes e expositores, com o objetivo de facilitar o fechamento de negócios. No ano passado 14.200 profissionais participaram, o que resultou na realização de mais de 8.300 encontros entre os presentes.

Fonte:
Embratur



29/11/2011 13:57


Artigos Relacionados


Internet de alta velocidade já está disponível em 88% dos municípios brasileiros

Embratur busca captação de eventos para o Brasil

Embratur promove País como destino de eventos

Embratur vai incrementar divulgação do Brasil durante grandes eventos esportivos

Embratur destina R$ 3,8 milhões para promoção de eventos internacionais no Brasil

Embratur leva ritmos brasileiros a Europa