Segundo representante de seguradora, 65% das indenizações são para acidentes com motos



Em 2011, foram pagas 366 mil indenizações para os acidentes de trânsito no Brasil. Dessas, 65,6% são para mortes ou invalidez em acidentes com motos. E, desse montante, 25% são para indenizações por invalidez ou perda funcional dos membros inferiores. A informação é de Ricardo Xavier, diretor presidente da Seguradora Líder dos Consórcios do Seguro DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).

Ele participa da audiência pública que debate o alto índice de acidentes com motociclistas no país nesta terça-feira (29) no Senado. A audiência acontece na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Ainda segundo Xavier, em 71% dos acidentes com motocicletas, o condutor desse tipo de veículo é a própria vítima. No caso de automóveis, em 25% dos acidentes, a vítima é o condutor e 51% é o pedestre.

Segundo observou, o uso indevido do transporte, a falta de prevenção e de conhecimento do risco que o condutor corre são as causas dos números crescentes de acidentes de trânsito envolvendo motos.

- O motorista é o para choque em um acidente, a vítima é o próprio usuário. A situação é grave – afirmou Xavier, observando ainda que as motocicletas respondem por 26,7% da frota total de veículos trafegando no país.

Mais informações a seguir



29/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mortes por acidentes com motos devem aumentar, diz representante do Ministério da Saúde

Especialistas debatem ‘epidemia’ de acidentes com motos

Programa visa colaborar na redução de acidentes com motos

Debate na CAS mostra que acidentes com motos é epidemia sem controle

Cresce número de mulheres envolvidas em acidentes fatais com motos

Gol começa a discutir indenizações, diz representante da empresa aérea