Segurados do INSS do Acre podem fazer opção por adiantamento de renda
A partir do próximo dia 19, segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem benefícios e que moram nos municípios de Rio Branco e Brasileia, no Acre, poderão solicitar o adiantamento de uma renda mensal. A data foi fixada por resolução do presidente do INSS, Mauro Luciano Hauschild, e decorre das enchetes que levaram ao reconhecimento, pelo Governo Federal, do estado de calamidade pública nos dois municípios.
Para fazer a opção pelo adiantamento de renda, o segurado deve preencher um formulário, disponível na rede bancária dessas localidades. A opção deve ser feita dentro de 60 dias. O Termo de Opção será recepcionado nas unidades bancárias até o dia 17 de maio.
Após a assinatura do documento, o segurado vai receber, de imediato, o crédito, exceto, se a solicitação for realizada em um correpondente bancário. Neste caso, o valor será liberado em até cinco dias úteis.
Terão direito à opção pelo adiantamento de renda todos os segurados que recebem benefícios da Previdência Social, inclusive os Benefícios de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas). A exceção são benefícios pagos temporáriamente, como no caso do auxílio-doença, salário-maternidade e auxílio reclusão.
A quantia poderá ser devolvida ao instituto em até 36 vezes, sem juros. Os descontos terão início somente no pagamento referente ao mês de agosto.
Fonte:
Ministério da Previdência Social
13/03/2012 17:36
Artigos Relacionados
INSS libera adiantamento para segurados da região serrana do RJ a partir desta segunda
Moradores de Rio Branco e Brasileia já podem pedir adiantamento de benefício do INSS
INSS convoca segurados que podem se aposentar em maio
INSS envia carta a segurados que já podem ter direito à aposentadoria
INSS envia carta a segurados que podem se aposentar em setembro
Segurados que podem requerer benefício em janeiro recebem carta do INSS