Segurança para posse no Congresso está pronta



Está pronto o plano de segurança para a cerimônia de posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, no próximo dia 1º de janeiro no plenário da Câmara dos Deputados. A responsabilidade pelo credenciamento, andamento do cerimonial e segurança é do Congresso Nacional. Segundo o diretor da Polícia Legislativa do Senado Federal, Claylton Zanlorenci, estão sendo esperados 2.200 convidados, entre chefes de estado, parlamentares, delegações estrangeiras, corpo diplomático e autoridades. Na próxima terça-feira (dia 31), será realizada uma reunião entre os serviços de segurança da Câmara e do Senado para acertar os últimos detalhes.

Claylton informou que serão utilizados 240 homens, entre seguranças e policiais militares da 4ª Companhia, e todo o prédio do Congresso Nacional estará sendo monitorado por um moderno sistema de tevê em circuito fechado. No dia da posse também será realizada uma varredura no local para verificar a presença de bombas, armas e outros artefatos. Só terão acesso ao Senado e à Câmara os funcionários com crachá e as pessoas que tiverem sido credenciadas pela Subsecretaria de Relações Públicas do Senado. Os estacionamentos do Congresso estarão reservados aos convidados.

A cerimônia de posse tem duração prevista de uma hora e meia. Pela manhã, o presidente eleito participará de uma missa na Catedral de Brasília. Dali seguirá para o Congresso Nacional, onde será recebido com uma salva de tiros de canhão. Subindo a rampa, Lula caminhará até o plenário da Câmara, onde fará o juramento e assinará o termo de posse. Após passar a tropa de Dragões da Independência em revista, o presidente se dirigirá ao Palácio do Planalto para receber a faixa presidencial das mãos do presidente Fernando Henrique.

31/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Segurança para posse no Congresso está pronta

Proposta de segurança em boates está pronta para votação

PEC da Felicidade está pronta para ser votada na CCJ

EMENDA DOS MILITARES ESTÁ PRONTA PARA SER VOTADA

Regulamentação da profissão de psicopedagogo está pronta para análise da CAS

CCJ está pronta para debater e votar garantia de poderes ao CNJ