Segurança pública será tema de debates na CCJ
A segurança pública é o foco de uma série de debates a ser realizada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ao longo do primeiro semestre de 2013. Nesta quarta-feira (8), foram aprovados seis requerimentos de autoria do senador Vital do Rego (PMDB-PB) - presidente da comissão -, todos relacionados com o tema.
Quatro requerimentos dão sequência ao debate sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 33/2012) de iniciativa do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) que reduz a maioridade penal.
Vital do Rego quer abrir uma discussão mais ampla, num primeiro momento, sobre a possível eficácia e as prováveis consequências da medida. Participariam desta análise preliminar representantes do Ministério da Justiça; da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB); do Ministério Público Federal (MPF); do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).
O tema seria tratado, em seguida, sob o enfoque da maturidade e do desenvolvimento mental do adolescente. O psicanalista Contardo Calligaris; o psiquiatra Arthur Kaufman, professor da Universidade de São Paulo; o presidente do Conselho Nacional de Psicologia, Humberto Verona; e a presidente do Conselho Regional de Psicologia do Distrito Federal, Carla Maria Manzi Pereira Bacarat, abordariam este aspecto da questão.
O enfoque da eficácia da redução da maioridade penal conduziria uma terceira audiência pública, com participação da secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki; do subprocurador-geral da República, Eugênio Aragão; do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo Marco Antonio Marques da Silva; do secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira; da procuradora de Justiça em São Paulo Luiza Eluf; e do promotor de Justiça em São Paulo Thales de Oliveira.
Por fim, a constitucionalidade desta mudança legislativa seria discutida com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Brito; os desembargadores João Kopytowski e José Muiños Piñeiro Filho, dos Tribunais de Justiça do Estado do Paraná e do Rio de Janeiro, respectivamente; dos juristas Luiz Flávio Gomes e Fernando Capez e do advogado Luís Roberto Barroso.
Jubileu e eventos esportivos
Os seminários em celebração do Jubileu (25 anos) da Constituição de 1988 deverão ser iniciados com um debate sobre Direitos Humanos e Segurança Pública. De acordo com requerimento aprovado pela CCJ nesta quarta-feira (8) serão convidados para o debate o ex-ministro da Justiça e ex-senador Bernardo Cabral, que atuou como relator-geral da Assembléia Nacional Constituinte; a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário; a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki; o secretário de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame; o juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto de Figueiredo Caldas; e o ex-secretário nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares.
A segurança pública em face dos grandes eventos religiosos (visita do Papa Francisco e Jornada Mundial da Juventude Católica) e esportivos (Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíadas) que o Brasil sediará em 2013, 2014 e 2016 também deverá ser debatida pela CCJ junto com representantes dos Ministérios da Justiça e da Defesa; da Polícia Federal; da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro.
08/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Segurança pública é tema de abertura do ciclo de debates sobre Entorno do DF
Segurança de botijões de gás será tema de audiência pública na CAE
Logística na agropecuária será tema de dois debates da CRA
Segurança pública volta a dominar debates
PEC que trata de orçamento impositivo, de autoria de ACM, será tema de debates no Parlamento em 2004
Comissão de Segurança Pública aprova nomes de convidados para debates