Segurança sanitária está garantida durante a Copa



As vigilâncias sanitárias das cidades-sede da Copa do Mundo estão preparadas para que o campeonato de futebol ocorra sem problemas sanitários. A afirmação foi feita na abertura da XIV Câmara Temática da Saúde para a Copa do Mundo Fifa 2014, nessa quarta-feira (19), pela Gerente Geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise Resende. O evento ocorre em Manaus (AM) até esta sexta-feira (21).

Segundo Denise, as primeiras reuniões das Câmaras Temáticas ocorreram em 2011. Desde então, foram sistematizadas metodologias e critérios voltados para saúde em eventos de massa. “Antes, não tínhamos regulamentos para esse tipo de evento. Hoje temos normatizações específicas para portos e aeroportos. Também está aberta consulta pública para comércio de alimentos e atendimento médico para grandes eventos”. Segundo ela, as Câmaras viabilizaram, inclusive, a categorização dos restaurantes e a abertura de curso para manipuladores de alimentos, aberto ao público e disponível gratuitamente pelo site da Anvisa.

Já o Secretário Executivo do Ministério da Saúde, Adail Rollo, destacou que esta é a última Câmara Temática sobre a Copa do Mundo. Segundo ele, as reuniões possibilitaram que as cidades-sede aprimorassem a infraestrutura da rede assistencial de urgência e emergência, além de auxiliarem para a integração entre saúde e segurança pública. “Também já temos organizado o sistema de ouvidoria do SUS, o 136, durante 24 horas, uma semana antes do evento até uma semana após, com atendimento em inglês, francês e português para garantir uma boa acolhida e segurança em saúde durante a Copa”, ressaltou.

Outro aspecto destacado durante a abertura do evento foi a integração entre as esferas de governo possibilitada pela realização das Câmaras Temáticas. Para o Coordenador da Unidade Gestora Municipal da Copa em Manaus, Bernardo Monteiro, essa integração será o grande legado do mundial de futebol. “Temos, hoje, governo federal, estadual e municipal trabalhando de forma integrada. Aqui na cidade, essa forma compartilhada de trabalho é muito importante”, afirmou.

Durante os dois dias de reunião, serão apresentadas palestras abordando temas como vigilância e resposta a doenças transmissíveis; plano operativo da saúde nas arenas; planos de emergência nos hospitais; comunicação, comando e controle em eventos de massa; atenção em saúde ao viajante e panorama geral das ações de vigilância sanitária.

Fonte: 
Agência Nacional de Vigilância Sanitária



20/03/2014 16:43


Artigos Relacionados


Meta da inflação não está garantida para 2011, diz CNI

Ministro diz que saúde de quem consome leite está garantida

Votação final do orçamento está garantida para a próxima semana

Programa de ações de vigilância sanitária estabelece segurança do paciente

Vigilância sanitária lança novas normas para a segurança dos pacientes em hospitais

Segurança da Copa das Confederações testará serviços para a Copa de 2014