Seleções de ginástica artística querem manter hegemonia



Na próxima semana, as Seleções Brasileiras de Ginástica Artística embarcam para os Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile. Na segunda-feira (3), viajam as atletas da equipe feminina, e no dia seguinte, os da masculina. As competições da modalidade serão de 8 a 11 de março, no Ginásio Poliesportivo Estádio Nacional. Já de 15 a 18, será a vez das atletas da Seleção de Rítmica Individual. Todos querem manter o prestígio da ginástica internacionalmente.

Pelo masculino, foram convocados Arthur Nory Mariano, Arthur Zanetti, Francisco Barreto Júnior, Lucas Bitencourt, Péricles da Silva e Sérgio Sasaki, enquanto Daniele Hypolito, Jade Barbosa, Juliana Santos, Julie Kim Sinmon, Isabelle Cruz e Lorrane dos Santos serão as representantes pelo feminino.

Na última edição, em 2010, a ginástica artística assegurou 15 medalhas. Uma delas foi o ouro por equipe com o masculino, conquista que Francisco Barreto Júnior, que esteve presente na Colômbia, espera repetir. "O nosso objetivo é ganhar novamente, mas sabemos que não será uma fácil tarefa. Vamos com um grupo bom e temos condições de conquistar outros resultados positivos. Uma delegação que promete dar trabalho é a Colômbia", comentou o paulista de 24 anos.

Para Francisco, além da busca por lugares no pódio, os Jogos Sul-Americanos servirão como um teste para o Campeonato Mundial, em outubro deste ano, na China. "A competição será um teste para eventos futuros, como o Mundial, que é de extrema importância para nós. No Chile, apresentarei algumas inovações na barra fixa e, por estarmos voltando de férias, não iremos dificultar tanto. Quero fazer séries limpas e tudo aquilo que estamos treinando", concluiu o ginasta, que fará todos os aparelhos.

Uma das técnicas do feminino, Adriana Alves, também está confiante com o grupo, que mescla ginastas mais experientes com algumas da nova geração. “Vamos com uma equipe muito boa. Contaremos com a vivência no esporte da Daniele e da Jade e com atletas que vêm crescendo nas competições que participam. Com certeza, este é um evento importante e as nossas expectativas são ótimas”, frisou.

As ginastas estão treinando juntas em Três Rios (RJ) desde o último sábado (22). Segundo Adriana, todas têm se saído bem. "Elas estão treinando forte e a tendência é que, no meio do ano, possam estar ainda melhores para as execuções no Mundial", finalizou Adriana.

A delegação masculina será composta pelo chefe de equipe Leonardo Finco, pelos técnicos Marcos Goto e Vladimir Vatkin e pelos árbitros Daniel Biscalchin, Edgard Vernetti e Robson Caballero. Já pelo feminino, completam o grupo a chefe de equipe Jaqueline Pires, os treinadores Adriana Alves e Oleg Ostapenko, além das árbitras Lisiane Bergue, Mônica dos Anjos e Yumi Sawasato.

Os Jogos Sul-Americanos serão de 7 a 18 de março e irão reunir atletas de 14 Países, para a disputa de 43 esportes.

Confira a programação da modalidade nos Jogos:
Horário de Brasília

8 de março (sábado)
18h20 às 20h45: Competição GAF
20h50: Premiação

9 de março (domingo)
10h30 às 13h50: Competição GAM
18h30 às 21h: Competição GAM
21h10: Premiação GAM

10 de março (segunda-feira)
16h40 às 19h50: Finais por aparelhos GAM e GAF
20h: Premiação

11 de março (terça-feira)
16h40 às 19h50: Finais por aparelhos GAM e GAF
20h: Premiação

Fonte:
Ministério do Esporte



27/02/2014 14:56


Artigos Relacionados


Divulgados os convocados para Pan Juvenil de ginástica artística

Brasil fica com a prata por equipes na ginástica artística

Brasil garante 11 medalhas na ginástica artística feminina

Jovens talentos da ginástica artística embarcam para os EUA

Seleção de ginástica artística fará treinos no México

Ginástica artística feminina embarca para a Espanha