Sem assinaturas necessárias, requerimento da CPI da corrupção é arquivado



Exatamente 20 deputados pediram à secretaria-geral do Congresso, até à meia-noite desta quinta-feira, a retirada de seus nomes do requerimento que pede a criação da CPI para apurar corrupção no governo, em empresas privadas e órgãos regionais da União. Com isso, não se chegou o número mínimo de 171 deputados para confirmação da CPI, o que levou o requerimento das oposições ao arquivo. No final, ele obteve 162 assinaturas de deputados e 29 de senadores. Ou seja, faltaram assinaturas de deputados, mas não de senadores.

A listagem com os nomes dos deputados foi entregue às 23h50 ao secretário-geral do Senado, Raimundo Carreiro, pelos deputados Juthay Magalhães (BA), líder do PSDB, e Ricardo Barros (PPB-PR), vice-líder do governo. Eles disseram à imprensa que existe uma segunda lista, com 15 nomes de deputados, os quais autorizaram a retirar suas assinaturas apenas "em caso de necessidade". Líderes dos partidos de oposição acompanharam a entrega da lista.

Por volta de 22h30 desta quinta (dia 10), ao deixar o Congresso, o presidente do Senado, Jader Barbalho, afirmou que a reação dos partidos que apóiam o governo, os quais conseguiram convencer correligionários a retirar seus nomes do requerimento, "estimula a reunificação da base governista". Ele lembrou que bastaram 24 horas de ação do governo para o panorama mudar no Congresso.

O requerimento de instalação da CPI havia sido lido na sessão da tarde do Congresso Nacional, convocada pelo presidente Jader Barbalho. No final da manhã, os líderes do governo na Câmara e no Congresso já tinham garantia de que mais de 10 deputados retirariam as assinaturas do requerimento. Jader Barbalho afirmou à imprensa que decidiu convocar a sessão para a tarde desta quinta a pedido das oposições.

Na sessão do Congresso, o deputado Alberto Goldman (PSDB-SP) apresentou questão de ordem sobre a constitucionalidade da CPI. Com base em dispositivo constitucional e no Regimento Comum, Jader indeferiu a questão de ordem e remeteu o assunto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Para Jader, o fato de o requerimento apresentar diversos fatos para investigação, e não apenas um, não o tornava inconstitucional. Mesmo assim, remeteu o assunto à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Ele avisou ao plenário que, caso faltassem assinaturas à meia-noite, o requerimento seria arquivado.

10/05/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Requerimento da CPMI já tem assinaturas necessárias

PEDIDO DE CPI MISTA ARQUIVADO POR FALTA DE ASSINATURAS

CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS

CPI da Espionagem já tem assinaturas necessárias para instalação

Walter Pinheiro: até terça CPI de Cachoeira já terá assinaturas necessárias

Pedido de revisão do veto à lei dos 'royalties' já teria assinaturas necessárias