Walter Pinheiro: até terça CPI de Cachoeira já terá assinaturas necessárias
O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou, nesta quinta-feira (12), que até à próxima terça-feira (17) já terá sido alcançado o número de assinaturas necessárias à criação da CPI Mista destinada a investigar relações entre o empresário Carlinhos Cachoeira e “agentes públicos e privados”. No mesmo dia, será entregue às Mesas da Câmara e do Senado o requerimento de criação da CPI.
Walter Pinheiro informou que os líderes partidários farão a coleta de assinaturas em suas bancadas nas duas Casas do Congresso Nacional.
Para a criação de uma CPI Mista é necessária a assinatura de 27 senadores e de 171 deputados.
A CPI Mista que vai investigar os ilícitos desvendados pela Polícia Federal nas operações Vegas e Monte Carlo, será integrada por 15 deputados e 15 senadores e terá um prazo de 180 dias para a realização dos seus trabalhos.
O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) lamentou que a CPI seja integrada por apenas 15 senadores e 15 deputados, obervando que, por conta da proporcionalidade, esse número pode comprometer a participação do PSOL na comisão. Ele criticou ainda o teor do requerimento apresentado. Para ele, o texto “está amenizado” e pode tirar o foco do envolvimento de agentes públicos e privados.
- Só espero que isso não seja uma lateralização do que é central - disse.
Walter Pinheiro rebateu as criticas de Randolfe Rodrigues, dizendo que inicialmente a proposta de composição da comissão era de 12 senadores e 12 deputados, número que a Câmara resolveu aumentar para 15. Ele entende que esse número de parlamentares permitirá a participação de todos os partidos na comissão. Walter Pinheiro afirmou também que não houve mudança de foco no texto em relação ao que foi proposto desde o início.
O critério de proporcionalidade indica que o presidente da CPI Mista será um senador do PMDB e o relator será um deputado do PT. O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) se declarou insatisfeito com o fato de o seu partido não ter uma participação maior na CPMI.
- Se instalamos a CPI e amordaçamos a oposição, perdemos a credibilidade – disse ele.
Para ver a íntegra do requerimento, clique aqui.
12/04/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Walter Pinheiro propõe CPI para investigar relação de Demóstenes com Cachoeira
Para Walter Pinheiro, CPI do Cachoeira deve ajudar a coibir novos erros
Walter Pinheiro: criação de CPI do Cachoeira deve ocorrer nesta quinta-feira
Requerimento da CPMI já tem assinaturas necessárias
CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISA JÁ TEM ASSINATURAS NECESSÁRIAS
Sem assinaturas necessárias, requerimento da CPI da corrupção é arquivado