Semana do Peixe começa no domingo (11)



Entre os dias 11 e 24 de setembro, os ministérios da Pesca e Aquicultura e da Saúde promovem a 8ª Semana do Peixe. Esta edição tem como principal objetivo incentivar o brasileiro a consumir pescado regularmente, com foco na alimentação saudável. O lançamento da campanha acontece neste domingo (11), às 9h, no Mercado do Peixe São Pedro, em Niterói (RJ).

O evento conta com apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e parceria da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que coordenarão ações de promoção de pescados organizadas por seus afiliados.

Durante a semana, serão distribuídas em todo País cartilhas aos consumidores com informações sobre os benefícios que o consumo de pescado traz à saúde, além de orientações sobre como verificar a qualidade do produto na hora da compra, como limpar o pescado, e diversas receitas regionais com quantidades reduzidas de sal e gorduras. Serão distribuídos ainda cartazes para bares, restaurantes e supermercados participantes da campanha, além do envolvimento das redes de saúde e da vigilância sanitária local.

De acordo com o Departamento de Economia e Pesquisa da Abras, as vendas de pescado em 2010 apresentaram crescimento médio de 2% em relação ao ano de 2009. As vendas de pescados no período da Semana do Peixe também apresentaram alta, passando de 14,4% em 2009, para 15,2% em 2010. O crescimento costuma variar em cada região.

Em vários estados, pescadores e aquicultores comercializam suas produções diretamente com os consumidores finais durante a Semana do Peixe. A aproximação dos pescadores e aquicultores com os consumidores é uma das metas do Ministério da Pesca e Aquicultura que está implantando Terminais Pesqueiros Públicos (TPP), Centros de Integração da Pesca Artesanal (Cipar), distribuindo Kits Feira, e Caminhões Feira do Peixe, além de oferecer cursos de capacitação para peixeiros em todo Brasil. 

A infraestrutura vai permitir que os pescadores, tanto artesanais quanto da pesca oceânica, tenham local apropriado para desembarcar o pescado. O desembarque poderá ser feito com todas as condições necessárias de higiene no manuseio e conservação do produto, além de proporcionar melhor estrutura para comercializar seus produtos.


Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura



08/09/2011 15:35


Artigos Relacionados


8ª Semana do Peixe começa no próximo dia 11

Restaurante universitário em Piracicaba terá “Semana do Peixe”

Wellington Dias saúda realização da Semana do Peixe

Pescado produzido no Brasil ganhará destaque na Semana do Peixe

Semana do Peixe 2012 estimula o consumo de pescado e reduz preços

Ministério divulga recomendações para a escolha do peixe na Semana Santa