Semelhanças entre Brasil e África podem gerar oportunidades de negócio



Brasil e África têm semelhanças que favorecem a cooperação em agricultura e pecuária, como biomas, oportunidades de negócio e visão de futuro comum. A declaração foi feita pelo presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Pedro Arraes, durante o Diálogo Brasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural. O evento começou na segunda-feira (10) e vai até a próxima quinta (13), em Brasília. Mais de 40 delegações africanas estão participando.

Arraes fez uma exposição sobre a situação da agricultura brasileira, mostrando números como o terceiro lugar no ranking de exportação mundial e o ganho de produtividade da atividade desde a década de 90, quando a safra de grãos subiu de 57,9 milhões de toneladas para 147 milhões, aumentando apenas 10% da área ocupada.
 
Para o presidente, existem muitas possibilidades de estreitar a cooperação com o continente, como por exemplo as pesquisas com algodão nos países de Mali e Burkina Faso. Para a cooperação dar certo, entretanto, os governos locais precisam investir em ciência e tecnologia. “O Brasil atualmente aplica 1% do PIB em pesquisa e tem 78 acordos bilaterais com 56 países e outros 20 acordos multilaterais”, disse Arraes.

Fonte:
Ministério da Agricultura

 



11/05/2010 19:27


Artigos Relacionados


Brasil e África discutem no Rio novas oportunidades de parceria por meio do BNDES

Copa vai impulsionar mais de 400 oportunidades de negócio, aponta Sebrae

Dornelles pede à Câmara aprovação de projeto que inclui equipamentos entre os itens que podem gerar crédito de IPI

Micro e pequeno empreendedores ampliam oportunidades de negócio com a Copa de 2014

Oportunidades de investimento entre Argentina e Brasil é tema de seminário no Rio

Exposição fotográfica mostra semelhanças entre os sentimentos e as frutas