Sementes serão distribuídas no MS para formar novos bancos comunitários



Começa no mês de outubro o remanejamento de sementes crioulas de milho e de adubos verdes (leguminosas e forrageiras) que estão entre os 38 bancos comunitários de sementes criados a partir de 2008 no Mato Grosso do Sul.

O processo será realizado pela Divisão de Política, Produção e Desenvolvimento Agropecuário da Superintendência Federal de Agricultura no Mato Grosso do Sul (SFA/MS).

As sementes são distribuídas gratuitamente para grupos de produtores e instituições de ensino vinculadas ao Programa Bancos Comunitários de Sementes de Adubos Verdes (PBCAV), cujo objetivo é promover a produção orgânica e agroecológica nos estados brasileiros.

No Mato Grosso do Sul, o programa teve início em 2008 com a adesão de onze municípios, mas só em 2010 - com diagnóstico realizado a campo nos principais bancos de sementes - foram criadas medidas administrativas locais, com vistas na continuidade das ações iniciadas, no suporte aos bancos criados e na criação de novos.

O suporte aos bancos de sementes foi iniciado com a criação da primeira Estação Experimental de Adubos Verdes do País, instalado no município de Bandeirantes, no Mato Grosso do Sul. A estação possui 17 campos experimentais de leguminosas e forrageiras consorciados com culturas anuais e perenes de uva, café, cana, banana, mandioca, milho e côco, além dos campos solteiros de leguminosas.

Unidade Demonstrativa de Bandeirantes

As sementes utilizadas para implantação da Unidade Demonstrativa de Bandeirantes foram remanejadas de bancos em funcionamento - da Embrapa Pantanal e Embrapa Agropecuária Oeste - e doações de empresas sensibilizadas pelo projeto.

O trabalho da unidade demonstrativa foi responsável por elevar o número de bancos comunitários de sementes, de 11 para 38 em apenas dois anos.

Já em 2011 foram criadas mais quatro Unidades Demonstrativas de Adubos Verdes nas Escolas Família Agrícola (EFA’s) de Nova Alvorada do Sul e Itaquiraí, envolvendo mais de 140 alunos do curso de técnico em agropecuária.

Nas unidades da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) em Aquidauana e Glória de Dourados, foram beneficiados mais de mil alunos dos cursos de agronomia, zootecnia e engenharia florestal, além de mais 120 alunos do curso de técnico em agropecuária do Centro de Ensino Rural de Aquidauana (Cera).

A meta é que até o final de 2014 sejam implantados 77 bancos comunitários de sementes de adubos verdes no estado, como forma de estimular a conversão da produção convencional para o sistema de produção orgânico e agroecológico, em assentamentos rurais, aldeias indígenas e pequenas propriedades da agricultura familiar de uma forma geral, minimizando os efeitos agressivos do sistema tradicional no meio ambiente e contribuindo para a ampliacão das áreas de agricultura com baixa emissão de carbono no Mato Grosso do Sul.

Leia mais:

Agricultores familiares fornecerão sementes crioulas para governo federal

Plano Safra da Agricultura Familiar destina R$ 180 milhões para o Mato Grosso do Sul

Caravana Mais Alimentos no MS deve receber mais de 3 mil agricultores familiares

 

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

 



26/09/2012 17:33


Artigos Relacionados


Alckmin assina acordo para formar policiais comunitários em países da América Latina

Sugestões apresentadas em Rondônia serão distribuídas para membros da CMO

BNDES destina R$ 3 mi para microcrédito em bancos comunitários

Posse presidencial: credenciais para imprensa serão distribuídas nesta quinta-feira

Bolsas remanescentes do Prouni serão distribuídas a alunos com bom desempenho

A partir desta semana, 2,2 milhões de camisinhas femininas serão distribuídas em todo Brasil