SemiáridoShow reúne tecnologias para convivência com a seca



Começa esta semana a 5ª edição da Feira da Agricultura Familiar SemiáridoShow, que acontece de 29 de outubro a 1º de novembro, na área da Embrapa Produtos e Mercado em Petrolina (PE). Realizada a cada dois anos, a feira promovida pela Embrapa em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

O SemiáridoShow é referência como um dos mais importantes espaços para divulgação e acesso a tecnologias para a convivência com o Semiárido, principalmente para produtores da agricultura familiar de sequeiro, dependentes do regime irregular e muitas vezes insuficiente de chuva. 

Os cerca de 25 mil visitantes que devem passar pelo local poderão ver mais de 100 tecnologias que contribuem para o fortalecimento da convivência com o Semiárido, para a geração de emprego e renda, e para a redução da miséria na região. As tecnologias são resultados de pesquisas da Embrapa e instituições parceiras, como universidades, Oepas e organizações da sociedade civil. “A feira traz alternativas de tecnologias desenvolvidas nos últimos anos para que os produtores que convivem com a seca e dependem da chuva conheçam e se apropriarem delas em suas propriedades”, diz o coordenador da SemiáridoShow, José Nilton Moreira, chefe de transferência de tecnologia da Embrapa Semiárido. 

Como espaço de inclusão da agricultura familiar no processo de desenvolvimento do Semiárido, a feira promoverá palestras e minicursos para capacitação e treinamento dos produtores. Por outro lado, o que José Nilton chama de “tecnologias vivas” também terão espaço na feira, com vitrines que reunirão tudo que há de mais recente em tecnologias adptadas às condições de seca da região.

Unidades da Embrapa e instituições parceiras de pesquisa demonstrarão na prática modelos de tecnologias, onde os visitantes poderão conhecer como se dá o cultivo ou funcionamento de produtos, serviços ou práticas. Entre as tecnologias, variedades de espécies alimentares, forrageiras e agroenergéticas, sistemas agroecológicos de produção leiteira, de criação caprina, ovina, de galinhas caipiras e técnicas de captação e armazenamento de água de chuva, agroindústria familiar para industrialização de produtos exóticos e plantas da caatinga, transporte, entre muitas outras.

O evento receberá ainda caravanas de produtores de municípios vizinhos e caravanas vindas dos 14 territórios que compõem o Plano Brasil Sem Miséria, contando com apoio do evento na viabilização desses transportes, como forma de colaborar para participação do máximo possível de pequenos produtores para os quais as tecnologias estão voltadas. “Eles podem ir até à feira e de lá extrair as tecnologias que podem ser levadas para suas propriedades”, destaca José Nilton.

Mais do que um espaço de exposição, a SemiáridoShow busca promover a capacitação e a articulação entre diferentes agentes das cadeias produtivas da região. A feira terá espaço para exposição e venda de maquinários e produtos de empresas agrícolas privadas e parceiras de órgãos do Governo, que podem facilitar o acesso do pequeno produtor aos produtos ofertados. Haverá ainda uma exposição de produtos da economia solidária, gerando oportunidade de comércio de produtos feitos por organizações de pequenos empreendedores do meio rural.

Fonte:
Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária



29/10/2013 11:38


Artigos Relacionados


Exposição apresenta tecnologias para convivência com a seca

CDR debate soluções tecnológicas para convivência com a seca

Benedito de Lira reclama ‘obras estruturantes’ para a convivência com a seca

Curso aborda tecnologias para melhorar produção na seca

Experiências de convivência com a seca são premiadas

Prêmio Mandacaru valoriza práticas de convivência com a seca