Seminário aborda combate à violência contra mulheres do campo



Será realizado nesta terça-feira (10), em Brasília, o 2º Seminário No Campo e na Floresta, Políticas Públicas Para as Mulheres. O evento é organizado pelo Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta.

 

O objetivo do encontro é apresentar o panorama da política nacional de enfrentamento à violência relacionada à realidade de mulheres trabalhadoras rurais e da floresta, agricultoras familiares, extrativistas, seringueiras e catadoras de coco e babaçu.

 

No evento, a ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, assinará uma portaria para institucionalizar as Diretrizes e Ações de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta.

 

A portaria deverá garantir a implementação da Lei Maria da Penha no campo e na floresta, o acesso dessas mulheres ao sistema de justiça e de segurança pública, o estabelecimento de ações de combate ao tráfico de mulheres e à exploração comercial de jovens, além do cumprimento das recomendações dos tratados internacionais.

 

Ainda está prevista a criação de postos de atendimento às mulheres nas delegacias comuns e implementação de unidades móveis, com atendimento humanizado, integral e qualificado. Também serão ampliadas ações preventivas de educação com campanhas contra o tráfico de mulheres e a divulgação da Campanha das Mulheres do Campo e da Floresta.

 

Fonte:
Ministério da Justiça



16/08/2010 01:27


Artigos Relacionados


Fórum discute políticas de combate à violência contra a mulher do campo e da floresta

Iniciativa reforçará ações de combate à violência contra as mulheres

Secretaria recebe até 10 de maio propostas de combate à violência contra mulheres

Representante da OEA pede apoio de Sarney no combate à violência contra as mulheres

Collor cobra do governo de Alagoas combate à violência contra mulheres

Fórum aborda políticas públicas para mulheres do campo e da floresta