Seminário debate criação de órgão para avaliar manipulação de células
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, nos dias 17 e 18 de outubro seminário técnico para discutir a criação de um órgão para regular as terapias que resultem do cultivo, seleção e manipulação de células. O tema tem despertado interesse da comunidade científica, mas seu desenvolvimento esbarra em entraves, como por exemplo, a falta de regulamentação e de parâmetros éticos.
Segundo o gerente de Tecidos, Células e Órgãos da Anvisa, Daniel Coradi, o Comitê de Assessoramento Técnico em Terapias Celulares (CAT) agregará a opinião da Agência e dos conselhos federais de Medicina e Odontologia. “Precisamos definir um marco regulatório, a partir do qual estará valendo a exploração de produtos derivados de células, inclusive de células-tronco, sejam adultas ou embrionárias”, disse. As decisões do Comitê serão tomadas em consenso.
O CAT vai simplificar o trâmite dos pesquisadores e definirá, também, os parâmetros éticos que devem ser seguidos por quem desenvolve tratamentos, medicamentos e produtos com células humanas.
Estão disponíveis 200 vagas para o Seminário. Para efetuar a inscrição, o interessado deve enviar e-mail para o endereço. A inscrição é gratuita.
Mais informações podem ser obtidas na página eletrônica
Fonte:
Anvisa
08/09/2011 16:21
Artigos Relacionados
MANIPULAÇÃO GENÉTICA SERÁ DEBATIDA EM SEMINÁRIO NA CAS
Anvisa publica regras para criação de centros que fornecem células humanas
QUINTANILHA DESTACA SEMINÁRIO SOBRE MANIPULAÇÃO GENÉTICA
Unesco sugere criação de órgão regulador para rádio e TV
Aprovada criação da órgão para fiscalizar previdência privada
Lindbergh: criação de órgão de regulação para direitos autorais é inevitável