MANIPULAÇÃO GENÉTICA SERÁ DEBATIDA EM SEMINÁRIO NA CAS



A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) vai promover um seminário sobre manipulações genéticas, conforme indicação de autoria do senador Leomar Quintanilha (PPB-TO), acolhida na reunião de hoje (dia 12). Conforme o senador, o seminário deverá discutir desde o ponto de vista moral e ético aos aspectos científicos e tecnológicos relacionados à reprodução artificial de animais e plantas.

Preocupado com os avanços científicos, especialmente no que se refere à clonagem, Quintanilha propôs, em sua indicação, que o seminário tenha a participação de representantes dos PoderesExecutivo e Judiciário, da comunidade científicabrasileira e da sociedade civil.

O relator da indicação, senador Osmar Dias (PSDB-PR), observou, em seu parecer favorável, que "há indicações concretas sobre a existência, também no Brasil, de instituições de pesquisa que detêm condições para a clonagem de animais superiores e estão trabalhando em projetos nessa direção".

Dias destacou, porém, a contribuição da manipulação genética para o aprimoramento de vegetais como a soja e sobretudo o algodão transgênico, resistente à praga do"bicudo",que, acentuou, estava ameaçando essa cultura no Brasil.

Ao concordar com a proposta, o senador Romeu Tuma (PFL-SP) ressaltou que considera oportuna a busca de uma independência brasileira na produção de alimentos através da manipulação genética. E manifestou sua apreensão diante de informações da imprensa de que vários países estrangeiros têm se valido dabiodiversidade brasileirapara produzir remédios e comercializá-los, "inclusive para nós".

Para o senador Otoniel Machado (PMDB-GO), as manipulações genéticas têm de ser feitas com todo cuidado. A imprensa explora muito os aspectos positivos das experiências, mantendo "uma discrição arriscada no que se refere ao que há de negativo", denunciou.

Nesse sentido, Otoniel lembrou que, logo após a Segunda Guerra, a talidomida servia para curar vários problemas de saúde, mas posteriormente veio a se descobrir que se tratava de uma substância nociva, capaz de provocar modificações genéticas nos fetos humanos.



12/11/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


QUINTANILHA DESTACA SEMINÁRIO SOBRE MANIPULAÇÃO GENÉTICA

Legislação cooperativista será debatida em seminário

Experiência brasileira será debatida em seminário internacional

Responsabilidade ambiental da produção de biocombustível será debatida em seminário

Seminário debate criação de órgão para avaliar manipulação de células

Lei que normatiza implantação das farmácias de manipulação será promulgada