Seminário debate políticas públicas para a infância
O I Seminário Internacional: Marco Legal da Primeira Infância irá discutir os avanços e desafios das legislações voltadas às crianças de 0 a 6 anos
Encontro reunirá, em Brasília (DF), especialistas e gestores públicos para debates sobre políticas voltadas aos bebês, gestantes, pais e cuidadores. Com o tema Marco Legal da Primeira Infância, este será o primeiro Seminário Internacional sobre o assunto e acontecerá de 16 a 18 de abril. A iniciativa tem como objetivo discutir os avanços e desafios do Brasil e de outros países no que se refere às políticas públicas para crianças de zero a seis anos. A meta é de que as discussões e experiências promovam a elaboração de um marco legal que articule políticas educacionais, sociais e de saúde.
O evento contará com conferências de especialistas como James Heckman, Prêmio Nobel de Economia; Michel Boivin, professor de Psicologia na Universidade Laval de Quebec; e Mary Young, Consultora Internacional de Saúde Global e Desenvolvimento Infantil. Os ministérios da Educação e da Saúde participam do encontro, além de representantes da Secretaria de Direitos Humanos e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, ambas da Presidência da República.
O evento reunirá parlamentares da América Latina e do Caribe, membros da Rede Hemisférica de Parlamentares e Ex-Parlamentares Pela Primeira Infância, integrada por 11 países, que fará a sua segunda reunião durante o evento. O seminário contará também com a presença de empresários, prefeitos, secretários municipais e estaduais e ONGs promotoras da primeira infância.
O Seminário é uma iniciativa da Câmara dos Deputados, da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância e da Rede Hemisférica de Parlamentares e Ex-Parlamentares pela Primeira Infância. E tem como apoiadores a Secretaria de Assuntos Estratégicos, a Secretaria de Direitos Humanos, os Ministérios da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a Organização dos Estados Americanos (OEA), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e a Fundação Bernard van Leer.
Eixos temáticos
- Conscientização dos pais e cuidadores sobre a importância não apenas dos cuidados médicos e biológicos, mas do afeto como estímulo das habilidades cognitivas, sociais e emocionais do bebê.
- Melhoria na formação e contratação dos cuidadores, como educadores e babás.
- Presença de visitadoras capacitadas nos lares para ajudar os pais a desenvolverem as competências do bebê.
- Elaboração de leis que respeitem a relação da criança com o espaço urbano e o meio ambiente, inibindo o confinamento em espaços reservados, limitando o direito ao lazer.
- Regulamentação da publicidade voltada à criança nos meios de comunicação, especialmente da televisão.
Números
09/04/2013 18:57
Artigos Relacionados
Seminário debate políticas públicas de esporte e lazer para mulheres
Senadores querem definição de políticas públicas para a primeira infância
Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância prevê políticas públicas para crianças
José Nery e Marisa Serrano defendem políticas públicas para primeira infância
Participantes do Fórum Senado Debate Brasil defendem políticas para a primeira infância
Senado realiza debate sobre políticas para a primeira infância e prevenção da violência