Seminário debate poluentes orgânicos




Deputado Edson Portilho alerta que POPs comprometem presente e futuro da humanidade

 A Comissão de Saúde e Meio Ambiente,presidida pelo deputado Eliseu Santos (PTB), promoverá na próxima quarta-feira, dia 24, Seminário sobre os Poluentes Orgânicos Persistentes, os chamados POPs. “Estava mais do que na hora de fazermos um debate público sobre esta questão”, assinala o deputado Edson Portilho (PT), integrante da Comissão.

Ele salienta que o tema interessa toda a população, pois os POPs envolvem o presente e o futuro. “São substâncias altamente tóxicas que estão em todos os lugares e são repassados de geração em geração, acumulando-se no meio ambiente e nos corpos das pessoas, animais e plantas”, alerta o parlamentar.

O seminário sobre os Pops será realizado durante todo o dia, no plenarinho da Assembléia Legislativa (3º andar), com início às 9 horas. Os painéis e debates contarão com a participação de representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e de outros órgãos públicos estaduais e federais, como a Fepam e o Ministério do Meio Ambiente, universidades e organizações não-governamentais como o Greenpeace e Amigos da Terra e universidades.

O primeiro painel tratará do conceito de POPs, suas conseqüências à saúde ao meio ambiente e sobre o Protocolo de Estocolmo, com Gerda Caleffi (IBDS-RS), Lenine Carvalho (UERGS), Gilson Spanenberg (Amigos da Terra) e representante do Ministério do Meio Ambiente.

O segundo painel abordará a execução do Protocolo de Estocolmo, políticas para a eliminação de estoques de POPs, de pesquisa, substituição de tecnologias e produtos e papel do Estado.

Os POPs são encontrados em várias atividades e produtos, como na produção do PVC, na geração e composição de herbicidas, inseticidas e fungicidas, na incineração de lixo, nos processos industriais que empregam cloro e derivados do petróleo. Como a maior parte dos resíduos produzidos pelas indústrias é despejada em rios, e quase todos eles desaguam nos mares, ao longo do curso os POPs contaminam a flora e a fauna marinhas. Além do meio hídrico, os POPs liberados na natureza também podem ser carregados através de correntes aéreas. Em ambos os casos, contaminam o solo e atingem a produção agrícola, particularmente de alimentos.

10/22/2001


Artigos Relacionados


Seminário debate poluentes orgânicos persistentes

Seminário debate Poluentes Orgânicos Persistentes

Comissão promoverá seminário sobre os poluentes orgânicos

Saúde debate efeitos nocivos de poluentes orgânicos

A ação dos Poluentes Orgânicos é discutida na Comissão de Saúde

Cetesb sedia encontro mundial sobre poluentes orgânicos