Seminário debate poluentes orgânicos persistentes



 
Os Poluentes Orgânicos Persistentes, também conhecidos como POPs, serão o tema do seminário que ocorre amanhã (quarta-feira, dia 24/10), na Assembléia Legislativa. O evento é uma promoção da Comissão de Saúde e será coordenado pelo deputado Edson Portilho (PT).O encontro inicia às 9h, no plenarinho, sendo aberto ao público.

Conforme Portilho, os POPs são substâncias químicas altamente tóxicas produzidas em diversas atividades industriais. “São chamados de persistentes porque não se degradam na natureza, são bioacumulativos e se depositam nas plantas e no corpo dos animais e do homem”, alerta o parlamentar. Portilho chama atenção para o efeito devastador destes produtos. “Os POPs podem levar séculos para se decomporem e continuam contaminando durante décadas após serem utilizados uma única vez”.

O deputado lembra que há um movimento mundial pelo banimento dos 12 POPs considerados mais tóxicos, vários deles utilizados como agrotóxicos nas plantações, inclusive no Brasil. “Estas substâncias contaminam a água, o ar e os alimentos. Estão presentes na produção do PVC, na geração e composição de herbicidas, inseticidas e fungicidas, na incineração de lixo, nos processos industriais que empregam cloro e derivados do petróleo. São lançados no meio ambiente através das chaminés das indústrias, dos canos de eliminação de efluentes ou com as pulverizações nas plantações agrícola, por isso a importância da sociedade se apropriar deste tema”.

Para Portilho, os POPs são um dos principais problemas ambientais e de saúde pública deste novo século. “Os prejuízos à saúde e ao meio ambiente são enormes. Os POPs estão relacionados com o surgimento de tumores e câncer, com distúrbios de aprendizagem, alterações no sistema imunológico e no sistema endócrino e à má formação fetal”, revela.

Participam do seminário o secretário estadual do Meio Ambiente, Cláudio Langone, e representantes do IBDS/RS, UERGS, Ministério do Meio Ambiente e entidades e organizações ambientalistas.

Principais POPs

Os 12 POPs apontados pelo Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente (UNEP) como alvos para uma ação urgente são:
PCBs- Bifenilas Cloradas - composto químico industrial
Dioxinas - subproduto industrial
Furanos - subproduto industrial
Aldrin - agrotóxico / inseticida / usado no tratamento da madeira
Clordano - agrotóxico
DDT - agrotóxico / inseticida
Dieldrin - agrotóxico
Eldrin - agrotóxico
Heptacloro - agrotóxico / inseticida / usado no tratamento da madeira
Hexaclorobenzeno (HCB)- agrotóxico / inseticida (pó de broca)/ subproduto industrial
Mirex - agrotóxico / usado no combate à formigas
Toxafeno - agrotóxico

10/23/2001


Artigos Relacionados


Seminário debate Poluentes Orgânicos Persistentes

Brasil se prepara para plano de eliminação de poluentes orgânicos persistentes

Seminário debate poluentes orgânicos

Comissão promoverá seminário sobre os poluentes orgânicos

Saúde debate efeitos nocivos de poluentes orgânicos

Curso aborda gestão de poluentes persistentes e mercúrio