Seminário discute linguagem ambiental
Palestras técnicas sobre educação ambiental e sobre arquitetura ambientalmente correta deram continuidade na tarde desta segunda-feira (29) ao 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo. O seminário tem por objetivo "compartilhar as experiências obtidas com a adoção de programas de gestão ambiental no âmbito do Poder Legislativo de todo o país" e é promovido pelo Senado Federal, Câmara dos Deputados e Tribunal de Contas da União.
No debate sobre "Democratização da Linguagem Ambiental", o consultor do Senado Ivan Dutra Faria chamou a atenção para a necessidade de levar à população uma linguagem mais inteligível. Citou o exemplo de um texto comumente encontrado em Relatórios de Impacto Ambiental (Rima) debatidos em audiências públicas: "As espécies reofílicas serão afetadas pela transformação do regime lótico em regime lêntico", o que quer dizer: os peixinhos que nadam em água corrente serão prejudicados quando o rio virar lago.
- E isso quando a lei determina uma redação em linguagem acessível - afirmou o consultor.
Além do consultor do Senado, o primeiro painel da tarde teve a exposição de Manoel Padreca, diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Recicladoras de Papel, que proferiu a palestra "Gestão Sócio-Ambiental de Resíduos"; de Bruno Batista, diretor-executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), que falou sobre "Princípios, Conceitos e Possibilidades do Transporte Sustentável"; e Genebaldo Freire Dias, professor da Universidade Católica de Brasília, com a palestra "Percepção, Agenda Positiva e Educação Ambiental". O painel foi coordenado por José de Sena Pereira Júnior, consultor da Câmara.
O painel seguinte, coordenado pela também consultora do Senado Carmen Rachel Scavazzini, teve a participação de Otto Ribas, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, cuja palestra foi "Arquitetura e Construção Sustentável: Um novo olhar"; de Fernando Sobreira, arquiteto da Câmara dos Deputados, que falou sobre "Arquitetura Sustentável na Administração Pública"; e de Lúcia Helena de Oliveira, professora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.
29/10/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Seminário discute recuperação de áreas de preservação ambiental
Seminário aborda segurança e saúde no trabalho em linguagem teatral
Apta realiza seminário sobre sustentabilidade ambiental
CAS DISCUTE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CAS DISCUTE POLÍTICA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CE DISCUTE POLÍTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL