Seminário em Brasília debate cotas no serviço público federal
Com o objetivo de debater a relevância da ação afirmativa de reserva de vagas para a população negra em concursos públicos do governo federal, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) realizará o seminário “Cotas no Serviço Público Federal”. O encontroocorre nesta terça-feira, 11, às 17h, no Plenário 16 da Câmara dos Deputados.
O evento contará com a apresentação do estudo “Reserva de vagas para negros em concursos públicos: uma análise a partir do Projeto de Lei 6.738/2013”. Editada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a análise discorre sobre a adoção de cotas para negros na administração pública.
O racismo e seus reflexos no mercado de trabalho serão debatidos no evento, assim como a relevância de ações afirmativas na agenda dos poderes executivo e legislativo para eliminação do preconceito racial e suas consequências. O estudo que será apresentado pelo Ipea traz um levantamento da participação dos negros no serviço público federal e também do mapeamento das legislações similares em vigor nos Estados e Municípios brasileiros.
O trabalho afirma a importância do Projeto de Lei nº 6.738/2013, encaminhado pela presidenta Dilma Rousseff à casa legislativa, que reserva para negros 20% das vagas dos concursos do Executivo. Ele demonstra a existência de segregação racial nas carreiras, posição na ocupação, setor de atividade, nível hierárquico e desigualdade salarial entre negros e brancos, mesmo entre aqueles com mesmo nível de escolaridade.
Além da ministra Luiza Bairros e parlamentares ligados à luta pela igualdade racial, o evento tem a previsão de participação do ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Néri, e dos deputados Leonardo Picciani (PMDB/RJ) e Vicentinho (PT/SP), relatores do Projeto de Lei.
O seminário é uma iniciativa da SEPPIR em parceria com o Ipea e o apoio da Frente Parlamentar Mista pela Igualdade Racial e em Defesa dos Quilombolas.
O projeto de lei
O PL 6738/2013 está entre as propostas que tramitam em regime de urgência para a votação na Câmara dos Deputados. Nesta semana, a ministra Luiza Bairros e parlamentares se reuniram com o presidente da casa, Henrique Alves (PMDB/RN), para pedir a prioridade de votação do projeto, e para apresentar as projetos prioritários da pasta para a apreciação ainda em 2014. A perspectiva da Seppir é a de que a proposta de legislação seja aprovada ainda antes do período do Carnaval.
Serviço
Seminário: Cotas no Serviço Público Federal
Data: 11/02/2014
Horário: 17h
Local: Câmara dos Deputados - Anexo II - Plenário de Comissões nº 16
Fonte:
Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
11/02/2014 16:24
Artigos Relacionados
CDH debate cotas para negros no serviço público
Salvador e Rio de Janeiro propõem cotas raciais no serviço público
Comissão de Direitos Humanos vai debater cotas no serviço público
Defesa das cotas raciais no serviço público mobiliza audiência
Presidenta anuncia projeto de lei de cotas para negros no serviço público
Professor defende cotas em concurso para ingresso no serviço público