Seminário: Memorial organiza seminário sobre José Bonifácio, o Patriarca da Independência
José Bonifácio e a Formação do Estado Nacional acontece no dia 12 de junho
Ressaltar a contribuição de José Bonifácio de Andrada e Silva para a construção do Estado Nacional brasileiro. Com esse objetivo, o Memorial da América Latina e o Arquivo do Estado apresentam o seminário “José Bonifácio e a Formação do Estado Nacional”, no dia 12 de junho, ás 14h, na Biblioteca Latino-americana Victor Civita, com entrada franca. O “Patriarca da Independência” nasceu em 13 de junho de 1763, na cidade de Santos, SP.
O seminário nasce a partir do Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva, instituído por um decreto estadual em janeiro deste ano. Posteriormente, será feito um concurso para escolher obra de arte pública em homenagem a José Bonifácio, que ficará exposta ao ar livre no Memorial.
Para falar sobre essa personalidade, muitas vezes pouco conhecida do povo brasileiro, o Memorial recebe os seguintes pesquisadores:
• Cecília Helena Lorenzini de Salles Oliveira - professora titular do Museu Paulista da USP e da pós-graduação em História Social da mesma universidade. Pesquisadora do CNPq, é autora de artigos e livros que tratam do processo de Independência do Brasil.
• Miriam Dolhnikoff – docente do departamento de História da FFLCH – USP e coordenadora da área de História do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Autora, entre outros livros, de “José Bonifácio de Andrada e Silva: projetos para o Brasil”.
• Maria Odila Leite da Silva Dias – professora titular de História do Brasil da FFLCH-USP e da PUC-SP. Autora de livros sobre a Guerra do Paraguai, o poder e sobre os próprios historiadores.
• Jorge Caldeira – coordenador da mesa – formado em Ciências Sociais, mestre em Sociologia e doutor em Ciência Política. Dedicou-se ao jornalismo, tendo sido editor da Folha de S.Paulo e das revistas Istoé e Exame. Em 1994, publicou a biografia do Visconde de Mauá.
No dia 11 de maio passado, em cerimônia com a presença do governador Cláudio Lembo e de descendentes de José Bonifácio, foi descerrado o busto de José Bonifácio de Andrada e Silva no Salão de Atos Tiradentes do Memorial. A obra em bronze encontrava-se anteriomente no Palácio dos Bandeirantes e ficará aberta à visitação pública na Bibliioteca Latino-americana Victor Civita.
Nascido em Santos, São Paulo, José Bonifácio de Andrada e Silva moldou as primeiras instituições de uma nação nascente chamada Brasil. Antes de cair em desgraça, ser perseguido e partir para o exílio na França, José Bonifácio exerceu o cargo de Ministro do Reino e Negócios Estrangeiros do Império do Brasil. Conforme texto elaborado pela Comissão Organizadora do “Programa Memória de José Bonifácio de Andrada e Silva”, "o 7 de setembro de 1822 foi possível porque estava em vigor um acordo político, costurado por ele: os republicanos aceitariam uma monarquia comandada pelo herdeiro do torno português, e este, o poder de um parlamento” (Saiba mais).
Serviço
Seminário José Bonifácio e a Formação do Estado Nacional
Segunda-feira, dia 12 de junho
Horário: às 14h
Biblioteca Latino-americana Victor Civita - Memorial da América Latina
Av. Auro soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda (ao lado do metrô)
Telefone para informações: (11) 3823-4600
Entrada Franca
Confira toda a programação do eventoFonte: Comissão Organizadora do Programa Memória José Bonifácio
&
06/06/2006
Artigos Relacionados
Memorial: Veja como foi o seminário José Bonifácio, o Patriarca da Independência
Lembo homenageia patriarca da Independência, José Bonifácio
Senado homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência
SAE organiza seminário sobre segurança pública
Ipea organiza seminário sobre gestão de recursos hídricos
Senado organiza seminário internacional sobre legislação comparada