Senado homenageia José Bonifácio de Andrada e Silva, patriarca da Independência



O Senado realiza, na quinta-feira (13), às 17h, sessão especial destinada a comemorar os 250 anos de nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como patriarca da Independência do Brasil por ter sido um dos maiores defensores da ideia de tornar o Brasil independente de Portugal.

José Bonifácio nasceu em Santos (SP) no ano de 1763 e aos 20 anos foi estudar em Portugal formando-se em Direito, Filosofia e Matemática. Retornou ao Brasil somente no ano de 1819, com 56 anos, e atuou como ministro do Reino e dos Negócios Estrangeiros em 1822 e 1823.  De início, apoiou a regência de D. Pedro de Alcântara, mas depois da Proclamação da Independência, organizou a ação militar contra os focos de resistência à separação de Portugal.

Em 1823, foi demitido por Dom Pedro I e passou a atuar politicamente na oposição. Após o fechamento da Assembleia Constituinte, em 11 de novembro de 1823, José Bonifácio foi banido e se exilou na França por seis anos. De volta ao Brasil, e reconciliado com o imperador, assumiu a tutoria de seu filho quando Pedro I abdicou, em 1831, e partiu para Portugal. Permaneceu como tutor do futuro imperador até 1833, quando foi demitido pelo governo da Regência. Em 1838, José Bonifácio morreu em sua casa, no Rio de Janeiro.



07/06/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lembo homenageia patriarca da Independência, José Bonifácio

Memorial: Veja como foi o seminário José Bonifácio, o Patriarca da Independência

Seminário: Memorial organiza seminário sobre José Bonifácio, o Patriarca da Independência

Tuma homenageia o Patriarca da Independência

Senado aprova voto de pesar pela morte da viúva de Bonifácio Andrada

Cláudio Lembo participa de homenagem ao Patriarca da Independência