Senacon e Anatel fortalecem fiscalização dos serviços de telecomunicações
A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) assinaram, nesta sexta-feira (1º de novembro), termo de cooperação técnica. O objetivo é integrar ações dos dois órgãos na proteção dos direitos do consumidor de telefonia fixa, telefonia móvel, internet e tv por assinatura, que são os quatro principais serviços de telecomunicações no Brasil. Participaram da assinatura do acordo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, o presidente da Anatel, João Rezende, e a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira da Silva.
Com o acordo, a Senacon e a Anatel irão, entre outros pontos, atuar conjuntamente para fortalecer o intercâmbio de informações e dados relativos às reclamações registradas contra as prestadoras de serviços de telecomunicações na Anatel e nos Procons estaduais e municipais, por meio do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec).
A partir da troca de informações, será possível que os órgãos de regulação e de defesa do consumidor possam identificar as principais causas dos problemas enfrentados pelos consumidores e atuar conjuntamente na busca de soluções.
"Na prática, os dados de reclamações dos consumidores serão analisados e incorporados pela Anatel para o aperfeiçoamento da regulação, para fiscalização e para atuação em conjunto com a Senacon para melhoria da qualidade dos serviços de telecomunicações no Brasil“, explicou Juliana Pereira.
Diariamente, milhares de cidadãos reclamam dos serviços de telecomunicações. A partir de agora, a reclamação do consumidor que é resolvida individualmente no Procon ou na Justiça, vai se juntar para contribuir com o aperfeiçoamento regulatório feito pela Anatel.
"Essa parceria amplia a voz do consumidor, porque além de ele ter o caso individual resolvido pelo Procon ou na Justiça, ele também vai contribuir para que sejam implementadas novas ações que criem maior efetividade, ampliem a fiscalização do setor de telecomunicações. Acho que é um ganho para o consumidor e é importante que ele saiba que a reclamação individual dele também é ouvida nos órgãos de fiscalização, de regulação para que, de uma maneira geral, o consumidor tenha melhores serviços”, acrescentou a secretária.
Ainda de acordo com Juliana Pereira, a assinatura do acordo está faz parte das ações previstas no Plano Nacional de Consumo e Cidadania, o Plandec, lançado pela presidenta Dilma Rousseff em março deste ano, com o objetivo de garantir a melhoria na qualidade de produtos e serviços, além de incentivar o desenvolvimento das relações de consumo.
“O consumidor brasileiro exige, todos os dias, mais efetividade. Ele tem pressa. O Estado Brasileiro está trabalhando para que o mercado atenda cada dia melhor e com mais agilidade ao nosso consumidor, o nosso papel é exigir que o consumidor brasileiro seja respeitado”, reforçou a secretária Nacional do Consumidor.
Fonte:
Ministério da Justiça
04/11/2013 12:39
Artigos Relacionados
Anatel vai avaliar grau de satisfação com serviços de telecomunicações
Presidente da Anatel discute modernização dos serviços de telecomunicações
Anatel realiza pesquisa nacional sobre serviços de telecomunicações
Anatel contrata instituição para avaliar satisfação com serviços de telecomunicações
Anatel convida consumidores a opinarem novamente sobre serviços de telecomunicações
Anatel convoca usuários para participar de comitê de serviços de telecomunicações