Senado abre inscrições para artistas plásticos exporem no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima



Pintores, escultores, fotógrafos, gravuristas e desenhistas do Brasil e do exterior interessados em expor seus trabalhos no Senado Federal já podem entrar em contato com a 1ª Secretaria da Casa para se inscrever na pauta 2011 do Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima. As normas e instruções podem ser acessadas aqui. Mais informações através dos telefones (61) 3303-3159 ou 3303-1544.

A primeira exposição do ano será realizada em março. Na próxima semana a Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado Federal deverá se reunir para escolher, entre os seis artistas inscritos até o momento, qual abrirá a temporada 2011. O espaço Ivandro Cunha Lima localiza-se no corredor que dá acesso aos anexos I do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. A estimativa é de que circulem por lá, diariamente, cerca de 2 mil pessoas.

Em 2010, foram realizadas 21 exposições individuais e uma coletiva no espaço cultural. A mostra Retratos de Brasília, Janelas do Brasil, Arte em Festa, ocorrida em abril, integrou as comemorações pelos 50 anos de Brasília. Cada um dos 36 artistas plásticos participantes, de vários estados brasileiros, expôs sua visão particular da capital federal, através da utilização de diversas técnicas de pintura e escultura. No restante do ano, 17 brasileiros, dois peruanos, um argentino e um venezuelano expuseram seus trabalhos.

O fotógrafo argentino Hector Rabinovich, ganhador de medalhas de ouro nos salões internacionais de Toronto e Cingapura, exibiu no espaço cultural 56 trabalhos em uma mostra chamada Culturas do Mundo. As imagens retratavam o cotidiano das populações do Quênia, China, Marrocos, Cingapura, Peru e Machu Picchu, Índia, e Estados Unidos.

O paulista Marcio Schiaz, premiado em metade dos 50 salões oficiais de arte dos quais participou, também expôs no espaço cultural. O artista plástico tem no currículo 30 mostras individuais e participação em oito coletivas internacionais. No espaço Ivandro Cunha Lima, realizou, em dezembro passado, a exposição 25 Anos de Pintura. Schiaz pintou uma tela durante o período da retrospectiva.

Segundo Rejane Feitosa Moura Fé, integrante da Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado, a solicitação do espaço para a realização de exposições deve ser acompanhada de currículo do expositor, apresentação do trabalho, tema da exposição, fotos coloridas das obras, material de imprensa relativo a evento anterior e a indicação de patrocínio e parceria, quando houver.



27/01/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Exposição de fotos inaugura Espaço Cultural Ivandro Cunha Lima

Senadores prestigiam abertura de exposição de pintura no Espaço Ivandro Cunha Lima

Senado abre nesta terça exposição de artistas plásticos brasileiros

Espaço do Interlegis recebe nome de Ronaldo Cunha Lima

Presidente do STF indefere liminar para Cunha Lima tomar posse como senador

CCJ APRECIARÁ RELATÓRIO DO SENADOR CUNHA LIMA