SENADO APRECIOU MAIS DE DUAS MIL MATÉRIAS NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS



O plenário do Senado já apreciou 2.327 matérias nos últimos quatro anos: 1.864 aprovadas e 463 arquivadas, desde janeiro de 1996, caracterizando um período de intensa atividade legislativa na Casa. Entre as propostas aprovadas, incluem-se algumas que mudaram a face do país, como a reeleição do presidente da República, governadores e prefeitos, as reformas administrativa e da Previdência, ou, ainda, o novo Código de Trânsito.
A reeleição e as reformas estão no elenco das emendas constitucionais aprovadas pelo plenário da Casa neste quadriênio, mas as outras não são menos importantes: efeito vinculante das decisões do Supremo; limitação da edição de medidas provisórias; alteração do regime jurídico dos militares; restrição às imunidades parlamentares; inclusão da moradia entre os direitos fundamentais do cidadão, e revogação do limite de 12% da taxa anual de juros.
O Senado também votou a extinção da figura do juiz classista; criação de juizados especiais na Justiça Federal; aplicação às ações trabalhistas do meio rural de prazos de prescrição vigentes para trabalhadores urbanos; fixação de nova alíquota da CPMF; ajuste da Constituição à criação do Ministério da Defesa; explicitação dos poderes de investigação das comissões parlamentares de inquérito; criação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério; admissão de docentes estrangeiros por universidades brasileiras e autonomia das entidades de pesquisa.
Além dos dois códigos já mencionados, inúmeros projetos de legislação ordinária e complementar aprovados pelos senadores nesses últimos quatro anos merecem destaque. São exemplos a Lei de Patentes; a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação; a Lei Geral de Telecomunicações; a Lei Pelé; a regulamentação dos planos de saúde; a criação das agências nacionais de Petróleo, de Energia Elétrica e de Telecomunicações, e a aprovação do acordo de US$ 41,5 bilhões com o FMI.
Entre essas matérias também merecem destaque a tipificação da falsificação de remédios como crime hediondo; a instituição do serviço civil obrigatório; a obrigatoriedade de fixação do nome genérico da substância nos rótulos de remédios; a criação do programa de proteção a testemunhas; a demissão de servidores estáveis por excesso de despesa; a regulamentação da escuta telefônica; a determinação de julgamento, pela Justiça Comum, de crimes dolosos cometidos por militares; a admissão do rito sumário para reforma agrária; a ampliação dos direitos dos empregados domésticos, e o Estatuto Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte.
MATÉRIAS VOTADAS PELO SENADO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS (DE JANEIRO 1996 a NOVEMBRO DE 1999)
APROVADAS:......................................................... 1996 ........................................... 517 1997................................................569 1998 ...............................................351 1999 (até novembro) ...............................427Total de matérias aprovadas .....................1.864ARQUIVADAS: 1996..........................................................135 1997 .........................................................135 1998 ........................................................80 1999.......................................................... 113Total de matérias arquivadas ...................463TOTAL DE MATÉRIAS APRECIADAS 2.327MATÉRIAS APRECIADAS PELO SENADO EM 1999 ( de 4 de janeiro a 30 de novembro de 1999 )
Projetos aprovados e enviados à sanção .............52Projetos aprovados e enviados à promulgação....228Projetos aprovados e enviados à Câmara ...........81Escolha de chefes de missões diplomáticas.........30Escolha de autoridades ......................................28Emendas constitucionais promulgadas ...............2Emenda constitucional rejeitada .........................1Emendas constitucionais enviadas à Câmara ......5Total de matérias aprovadas ..........................427Propostas enviadas ao Arquivo ..........................113Total de matérias apreciadas ..........................540

01/12/1999

Agência Senado


Artigos Relacionados


Sarney: em 2009, Senado apreciou duas vezes mais matérias do que no ano anterior

Senado aprovou quase 5.500 matérias nos últimos quatro anos

Senadores apreciaram mais de duas mil matérias em quatro anos

SENADO APRECIOU 1.526 MATÉRIAS EM TRÊS ANOS

SENADO APRECIOU MAIS DE 400 MATÉRIAS ESTE ANO

CGA certificou mais de quatro mil entidades nos últimos dois anos