Senado aprova criação de grupos parlamentares bilaterais
Aprovada em Plenário nesta quarta-feira (8) a criação de dois grupos parlamentares, Brasil-Dinamarca e Brasil-Sérvia, com a finalidade de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos.
Cada grupo parlamentar será integrado por senadores e deputados federais que a ele livremente aderirem. E será regido pelo seu regulamento interno ou, na falta deste, pela decisão da maioria absoluta de seus fundadores.
O projeto de resolução (PRS 60/2010) institui o Grupo Parlamentar Brasil-Dinamarca. O texto do ex-senador Eduardo Azeredo destaca os mesmos ideais de coexistência internacional, a defesa da solução pacífica de controvérsias, a valorização do institucionalismo e do papel de organismos internacionais como foros para o desenvolvimento da cooperação internacional e o regular apoio dinamarquês às candidaturas brasileiras em organismos internacionais – inclusive a um assento permanente no Conselho de Segurança na Organização das Nações Unidas (ONU).
Sérvia
Já na justificação do PRS 61/2010, que institui o Grupo Parlamentar Brasil-Sérvia, do mesmo autor, é ressaltada a importância da República remanescente da ex-Iugoslávia, que vai se projetando como democracia consolidada e com crescente inserção internacional, com sua adesão à União Europeia.
A aproximação dos dois países é apontada como oportuna e conveniente aos interesses maiores da política externa brasileira. O texto afirma que a Sérvia poderá consolidar-se como “importante aliada brasileira no sudeste europeu”, fronteira ainda a ser explorada pela agenda da diplomacia brasileira. A maior presença brasileira em Belgrado poderá ser facilitada pelo grupo parlamentar, que poderá ser “proativo para o fortalecimento dos laços políticos, econômicos e culturais do Brasil com aquele importante país”.
08/05/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Comissão aprova criação de sete grupos parlamentares
Comissão de Relações Exteriores analisa criação de grupos parlamentares com Irã e Malásia
Senado aprova uso da ação civil pública para proteção de grupos étnicos e religiosos
Parlamentares protestam contra criação de cargos comissionados no Senado
Senado aprova extinção de 14º e 15º salários para parlamentares
Senado aprova projeto que restringe ajuda de custo a parlamentares