Senado aprova embaixadores para Cazaquistão, Gana e Geórgia



Os senadores aprovaram, nesta quarta-feira (18), as mensagens presidenciais de indicação dos novos embaixadores brasileiros no Cazaquistão, em Gana e na Geórgia.

Cazaquistão

Para o Cazaquistão foi aprovada a indicação de Oswaldo Biato Júnior. Durante sua sabatina pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o diplomata informou que o Brasil pretende conquistar maior espaço na pauta comercial daquele país, com a venda de aviões e produtos agrícolas.

Ele informou também que o Cazaquistão, o maior país da Ásia Central, conta com a última grande reserva inexplorada de petróleo do mundo, o que tem atraído o interesse de países como Rússia e China.

Gana

Irene Vida Gala será a nova embaixadora brasileira em Gana. Em sua exposição na CRE, no início de maio, ela afirmou que os países africanos experimentaram um "avanço positivo" na primeira década do século 21, depois do "afropessimismo", registrado na década de 90.

Sobre Gana ela registrou a ocorrência de cinco eleições democráticas desde 1992, com alternância tranqüila de partidos no poder. Segundo ela, o país africano já se tornou o nono maior contribuinte de tropas da Organização das Nações Unidas. Devido a necessidade de transporte de suas tropas, Gana poderá adquirir aviões da Embraer para suprir essa finalidade.

Geórgia

Para a embaixada em Tbilisi, na Geórgia, os senadores aprovaram o embaixador Carlos Alberto Lopes Asfora. Na CRE, ele ressaltou as "muitas oportunidades" que podem ser abertas ao Brasil na relação com a Geórgia, país europeu localizado às margens do Rio Negro e que integrou a antiga União Soviética. Em 2008, a Geórgia entrou em conflito militar com a Rússia, país com o qual tem disputa territorial.

De acordo com Asfora, mais de 50% da população georgiana vive da agricultura, porém o setor agrícola responde apenas por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) daquele país.



18/05/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovados embaixadores em Gana e na Geórgia

Senado aprova embaixadores e diretores para Aneel e STM

Senado aprova embaixadores para Moçambique e Argentina

Senado aprova embaixadores para Romênia e Barbados

Senado aprova embaixadores para Suriname e Haiti

SENADO APROVA EMBAIXADORES PARA GABÃO E GUIANA