Senado aprova embaixadores e diretores para Aneel e STM



O Senado aprovou em sessão deliberativa nesta terça-feira (6) indicações da Presidência da República para representar o Brasil em 12 países e também na Organização das Nações Unidas (ONU). Na mesma sessão, foram aprovados dois nomes para a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e também um indicado para ministro do Superior Tribunal Militar (STM).

Bolívia, Cuba e ONU

Marcel Fortuna Biato teve seu nome aprovado em Plenário para o cargo de embaixador junto à Bolívia, com 26 votos favoráveis, 18 contrários e uma abstenção. Maria Laura da Rocha recebeu o aval dos parlamentares para o cargo de delegada permanente do Brasil junto à ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (Brasunesco) com o voto a favor de 42 senadores, cinco contrários e uma abstenção.

José Eduardo Martins Felício, por sua vez, recebeu o aval dos senadores para assumir a embaixada de Cuba. Ele teve a aprovação de 35 senadores, dez contrários e uma abstenção.

Chile

Frederico Cezar de Araujo deverá ocupar a embaixada do Chile, após merecer a aprovação de 43 senadores, com quatro votos contrários e uma abstenção. O líder do Democratas, senador José Agripino (RN), disse que Frederico Araújo é "um dos melhores quadros da diplomacia brasileira". Tasso Jereissati (CE) manifestou satisfação, em nome do PSDB, em votar por sua ida para o Chile. Inácio Arruda informou que o futuro embaixador concluiu oCurso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco com a tese "O Chile e a mediterraneidade da Bolívia. Aspectos diplomáticos".

Tunísia, Senegal, Gâmbia, Albânia e Myanmar

Luiz Antonio Fachini Gomes irá exercer o cargo de embaixador junto à Tunísia Ele obteve a aprovação de 42 senadores e foi rejeitado por cinco. Já Maria Elisa Teófilo de Luna irá exercer, cumulativamente, o cargo de embaixadora no Senegal e em Gâmbia. O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) desejou sucesso e êxito à embaixadora no continente africano, após sua aprovação com 38 a favor, três contrários e um abstenção.

José Carlos da Fonseca Júnior irá representar o Brasil junto a Myanmar. Foram 41 votos a favor, quatro contra e duas abstenções. O presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), Eduardo Azeredo, informou que José Carlos exerceu o cargo de deputado federal pelo Espírito Santo, além da carreira diplomática. O senador Marco Maciel (DEM-PE) assinalou o acerto da escolha pela capacidade administrativa de José Carlos.

Rudá Gonzales Seferin será embaixador na Albânia e obteve o aval de 38senadores, contra quatro votos contrários.

Japão e Austrália

Já Marcos Bezerra Abbot Galvão, por sua vez, para representar o Brasil junto ao Japão, teve aprovação de 39 senadores contra cinco. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) elogiou o diplomata por sua "competência e dedicação".

Rubem Antonio Correa Barbosa irá exercer o cargo de embaixador na Austrália, que irá acumular com as funções em Papua Nova Guiné e Vanuatu. Ele recebeu 41 manifestações favoráveis, três contrárias e duas abstenções. As indicações aprovadas nesta terça-feira serão comunicadas pelo Senado à Presidência da República.

Aneel e STM

Romeu Donizete Rufino e André Pepitone da Nóbrega foram aprovados para ocupar diretorias da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O primeiro recebeu 39 votos a favor e sete contrários. Já André da Nóbrega teve a aprovação de 42 parlamentares, cinco votos contrários e uma abstenção.

O senador Delcídio Amaral (PT-MS), ex-diretor de Gás e Energia da Petrobras, destacou que Romeu é "um dos melhores quadros de energia elétrica" do país e que prestará "os melhores serviços" à Aneel. Já o senador Roberto Cavalcanti(PRB-PB) referiu-se a André da Nóbrega como "técnico da maior qualidade" e "ilustre paraibano", com o que concordou Marco Maciel, que referiu-se ao futuro diretor da Aneel como "excelente quadro que prestará excelentes serviços" à agência.

Durante a sessão desta terça-feira, o almirante-de-esquadra Marcos Martins Torres foi aprovado para ministro do Superior Tribunal Militar (STM), na vaga decorrente da aposentadoria do também almirante-de-esquadra Marcos Augusto Leal de Azevedo. Ele obteve 39 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção.



06/07/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Comissão aprova nomes de diretores para Aneel e DNIT

Aprovados diretores para Aneel

CI sabatina diretores indicados para a Aneel

Senado aprova indicações para a Aneel e a Anatel

Senado aprova novos diretores para Anvisa e ANS

Senado aprova indicações de diretores para a Ancine e ANP