Senado aprova indicação de novo embaixador para a Coreia do Norte



O Senado aprovou nesta terça-feira (29) a indicação do diplomata Roberto Colin para exercer o cargo de Embaixador do Brasil junto à República Popular Democrática da Coreia. A indicação foi aprovada em Plenário com 55 votos favoráveis e 7 contrários. Os dois países se relacionam diplomaticamente desde 2001, quando a relação foi formalizada.

O novo embaixador assumirá o cargo com a intenção de promover ações para aproximar as Coreias do Sul e do Norte, separadas desde 1948. Durante sabatina na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na última quinta-feira (24), Colin se mostrou favorável à realização de jogos de futebol da seleção brasileira, popular na região, contra equipes formadas por jogadores das duas Coreias, sugestão apresentada pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP).

- Pretendo me empenhar nesse projeto do jogo de futebol. Quando falamos do esporte como meio de aproximar países, é sempre bom lembrar a diplomacia do ping-pong, que ajudou a promover o diálogo entre os Estados Unidos e a China - comparou Colin durante a sabatina.

Na ocasião, o indicado previu que o ano de 2012 deverá ser bastante importante para a Coreia do Norte, que atualmente enfrenta a oposição de diversos países a seu programa de desenvolvimento de energia nuclear. No próximo ano, quando se comemoram 100 anos de nascimento do fundador e da Coreia do Norte, Kim Il-Sung, poderá ser divulgado o nome do sucessor do atual líder daquele país, Kim-Jong Il, filho de Sung.



29/11/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada indicação do primeiro embaixador sul-americano na Coreia do Norte

Senado aprova indicação de novo embaixador do Brasil na Alemanha

Senado aprova indicação de embaixador

Senado aprova indicação de embaixador brasileiro no Vaticano

CRE aprova indicações de embaixadores para Coréia do Norte, Alemanha, Itália e Vaticano

Aprovada indicação de novo embaixador para a Romênia